Congresso Internacional sobre Tráfico de Seres Humanos na Europa do Sul

25 novembro, 2014≈ 2 mins de leitura

© UC

Nos próximos dias 28 e 29 de novembro, decorre, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, o «Congresso Internacional sobre Tráfico de Seres Humanos na Europa do Sul: Características e  Intervenção Preventiva».

O evento, que conta com a participação de congressistas nacionais e internacionais, pretende analisar os diferentes quadros sociais, normativos e comportamentais do tráfico de seres humanos nos diferentes países, com especial relevo para os do Sul da Europa, simultaneamente, apresentando e discutindo diferentes experiências e boas práticas de intervenção social nesta problemática. A iniciativa servirá ainda de contexto para a disseminação dos resultados do projeto “ReSAurSE” (Reviewing social auditing practices to combat exploitative brokering in Southern Europe).

Conduzido por um consórcio de 5 países (Portugal, Itália, Grécia, Roménia e Reino Unido), o projeto centrou-se «nas práticas de intermediação conducentes a práticas de exploração e tráfico de seres humanos para fins de trabalho forçado, casamento imposto e adoção ilegal, bem como na importância da auditoria social para a prevenção e combate a estes fenómenos, eleitos pela União Europeia como uma das problemáticas mais relevantes da atualidade», explica Cristina Albuquerque, docente da Faculdade de Psicologia da UC e coordenadora do estudo.

Mais informações relativas ao programa e inscrições aqui.