Consórcio de investigação da UC promove ciclo de “Conversas improváveis” sobre metabolismo, envelhecimento e doença

Iniciativa do CIBB pretende fomentar a literacia em ciência e saúde, com discussões informais sobre diversos temas. Primeira sessão acontece na quinta-feira, 1 de fevereiro, no Jardim Botânico, com o tema “Podemos utilizar as plantas para melhorar a nossa saúde?”.

RS
Rui Marques Simões
30 janeiro, 2024≈ 3 mins de leitura

O consórcio Centro de Inovação em Biomedicina e Biotecnologia (CIBB) – formado por Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC-UC), Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra (iCBR) e Centro de Estudos e Investigação em Saúde (CEISUC) da Universidade de Coimbra – promove, a partir de quinta-feira, 1 de fevereiro, um ciclo de “Conversas Improváveis” sobre temas relacionados com metabolismo, envelhecimento e doença.

Esta iniciativa pretende fomentar a literacia em ciência e saúde com discussões informais, que permitam a consciencialização sobre diversas doenças e incentivem ações e decisões antecipadas e informadas, contribuindo para uma sociedade mais saudável. Está agendada uma sessão do ciclo para a primeira quinta-feira de cada mês.

Nestas “Conversas Improváveis” – que juntam académicos e personalidades da sociedade civil (como empresários, professores de todos os níveis de ensino e representantes de organizações sem fins lucrativos) – vão ser abordados diferentes tópicos relacionados com o metabolismo, com doenças não transmissíveis (como a diabetes, a obesidade, a infertilidade ou doenças mitocondriais) e com o envelhecimento, a importância da alimentação e de estilos de vida ativos para a saúde ao longo da vida – congregando perspetivas holísticas de saúde e bem-estar, como conceito “uma só saúde”.

Cada sessão vai decorrer num local icónico da Universidade de Coimbra (dentro dos espaços Património Mundial da Humanidade) e incluir um momento cultural.

A primeira acontece pelas 12h00 de quinta-feira, 1 de fevereiro, na Estufa do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra. O tema “Podemos utilizar as plantas para melhorar a nossa saúde?” vai ser debatido pelos biólogos Jorge Paiva e Célia Cabral, pelo médico oncologista Edgar Pratas e pelo farmacêutico Gustavo Costa, com moderação por Sandra Amaral.

As sessões seguintes do ciclo “Conversas Improváveis” estão marcadas para 7 de março (com o tema “Mulheres na ciência: impacto na investigação, gestão e divulgação de ciência”, sob moderação por Anabela Marisa Azul), 4 de abril (“Investigação Científica Sem Modelos Animais: Mito ou Realidade?”, com moderação por Ana Duarte) e 2 de maio (“Conviver com a asma sem limitações”, com moderação por Ermelindo Leal e Salomé Pires) – associando-se a efemérides celebradas em cada um desses meses.