Orphika 2023: Cordas Soltas – Uma Viagem pela Música Tradicional Portuguesa

Mais do que um espetáculo musical, o Grupo de Cordas da Secção de Fado da AAC apresenta uma viagem cultural no dia 6 de dezembro no TAGV.

MC
Maria Cano
04 dezembro, 2023≈ 3 mins de leitura

Tudo começou porque o Grupo de Cordas da Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra (AAC) queria celebrar os seus 40 anos. Inicialmente pensaram em fazer algo mais pequeno, mas foram-se juntando ideias, músicas, grupos e nasceu 'Cordas Soltas: Uma Viagem pela Música Tradicional Portuguesa'.

O espetáculo é “um incontornável regresso às raízes do grupo, que desde 1983 se serve dos mais variados cordofones para explorar as tradições e envolventes contos que definem o coração e a alma da cultura portuguesa”, segundo informação transmitida pelo Grupo de Cordas.

Cordofone, instrumento que usa uma ou mais cordas esticadas para produzir sons, é aqui um elemento fulcral. “Há uma forte ligação ao elemento da corda, ou seja, nós sendo o Grupo de Cordas e estando a celebrar 40 anos conseguimos fazer da corda o guia da nossa viagem pelo país e pelas várias emoções com que a música tradicional se relaciona”, explica Guilherme Ala, um dos membros da Secção de Fado da AAC.

Uma viagem cultural é a proposta do espetáculo. Para enriquecer a viagem, o Grupo de Cordas conta com a participação de outros grupos, a Brigada Victor Jara, a Colmeia e a Orquestra Típica e Rancho da Secção de Fado da AAC. “O público será levado numa viagem com vários elementos, desde declamação, música, dança, canto”, acrescenta Guilherme Ala, um dos organizadores do evento.

'Cordas Soltas: Uma Viagem pela Música Tradicional Portuguesa' começou a ser concebido antes de as candidaturas à quinta edição do ciclo de música Orphika da Universidade de Coimbra estarem abertas. Quando essa altura chegou, Guilherme Ala achou que era uma “boa oportunidade” porque o Orphika tem sempre “espetáculos diferentes”.

O espetáculo decorre no dia 6 de dezembro às 21h30 no Teatro Académico Gil Vicente (TAGV), porque perante “tudo o que queríamos mostrar, inclusive elementos cénicos, o TAGV é de facto o palco perfeito”.

Consulte a programação completa do ciclo de música Orphika 2023.

Cordas Soltas – Uma Viagem pela Música Tradicional Portuguesa


• Concerto • Música Tradicional e Folclórica Portuguesa

• Teatro Académico Gil Vicente

Cordas Soltas – Uma Viagem pela Música Tradicional Portuguesa” configura uma jornada pelo nosso país, celebrando as tradições musicais das suas regiões. O roteiro desta viagem será traçado usando a corda como o elemento de união entre os momentos do espetáculo, seja ela a corda em nó de um barco, as cordas que prendem animais do campo, que tocam o sino da igreja ou que vibram dando som a um bandolim que canta. Ao Grupo de Cordas juntar-se-ão a Colmeia, a Orquestra Típica e Rancho da Secção de Fado e a Brigada Victor Jara.

• Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra

Bilhetes disponíveis na Bilheiteira do TAGV

Partilhe