Orphika 2023: Liber Magnificarm, Missarum, et Motectorum

O concerto marca o final das Jornadas Mundos e Fundos 2023 e está integrado na programação do ciclo de música Orphika. Decorre na Capela de São Miguel da Universidade de Coimbra a 2 de dezembro, pelas 17 horas.

Marta Costa
Ana Bartolomeu
28 novembro, 2023≈ 2 mins de leitura

© DR

O grupo Os Cupertinos, com direção de Luís Toscano, vai marcar o encerramento das jornadas Mundos e Fundos, com um espetáculo na Capela de São Miguel.

Através de "um exercício de reconstrução musical, usando as técnicas e as práticas da época," vai ser possível ouvir um repertório "que foi mutilado e não nos chegou de forma completa", revela um dos coordenadores do projeto Mundos e Fundos, Paulo Estudante.

Com início previsto para as 17 horas de sábado, 2 de dezembro, o concerto de música erudita garante "um repertório inédito".

Liber Magnificarm, Missarum, et Motectorum parte de um livro que estava dado como perdido, mas há pouco tempo foi encontrado um exemplar na Sé de Miranda do Douro.

Consulte a programação completa do ciclo de música Orphika 2023.

Liber Magnificarm, Missarum, et Motectorum

• Concerto • Música Erudita

• Capela de São Miguel da Universidade de Coimbra

Reconstruções musicais entre o impresso reaparecido de Diego de Bruceña (†1622) e seus contemporâneos Francisco Garro (†1623) e Duarte Lobo (†1646). Três importantes impressos musicais ibéricos do século XVII, de Duarte Lobo, Francisco Garro e Diego de Bruceña, chegaram até nós, lamentavelmente, incompletos e/ou mutilados. Este programa propõe-se superar esta limitação com a cuidadosa reconstrução das partes em falta concretizada pelo musicólogo José Abreu. Graças a um minucioso estudo da música de que dispomos e a uma emulação historicamente imaginada das técnicas composicionais utilizadas por aqueles compositores, teremos a oportunidade única de escutar, após quatro séculos de silêncio, a música policoral de Francisco Garro ou a extraordinária “Missa Quae est ista” de Diego de Bruceña.

• Cupertinos c/ dir. Luís Toscano