"De Dark Ages à Dark Matter - as questões escuras que iluminam a astronomia" com Jarle Brinchmann no Rómulo

16 março, 2023≈ 2 mins de leitura

Na próxima quinta-feira, dia 23 de março, às 18h00, realiza-se no Rómulo – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, a palestra intitulada "De Dark Ages à Dark Matter - as questões escuras que iluminam a astronomia", com Jarle Brinchmann, do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto. A sessão vai contar com a moderação de Sonia Antón.

A sessão insere-se na edição especial “Novas janelas para o Universo”, inserida no novo ciclo de divulgação científica "Ciência no Rómulo", iniciativa do Rómulo - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, destinada ao público em geral interessado em cultura científica.

A participação é livre e gratuita, sem necessidade de inscrição.

Resumo


Quando se formaram as primeiras estrelas ou galáxias? Existem buracos negros primordiais? O que é a matéria negra? Um trio de perguntas aparentemente não relacionadas, mas nesta conversa tentarei mostrar que estão ligadas e que observando objetos relativamente próximos podemos iluminar o universo distante.

Breve nota biográfica


Jarle Brinchmann é doutorado pela Universidade de Cambridge. Ocupou cargos de pós-doutoramento em Oxford, MPA, CAUP, e foi durante dez anos docente na Universidade de Leiden, Holanda. Atualmente, é o director do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP), onde tenta continuar a sua investigação, maioritariamente centrada na evolução das galáxias. Aguarda ansiosamente o lançamento da missão espacial Euclid, no qual é o coordenador científico em todas as áreas excepto Cosmologia, e está ativamente envolvido numa série de futuros projetos de instrumentação de interesse para a evolução das galáxias.

Partilhe