Desafios da investigação são tema em debate no encontro de estudantes de biologia experimental e biomedicina da UC

Arranca na terça-feira, dia 7, a edição de 2023 do simpósio promovido pelo Programa Doutoral de Biologia Experimental e Biomedicina da Universidade de Coimbra.

CC
Carolina Caetano - CNC-UC
02 fevereiro, 2023≈ 4 mins de leitura

© DR

Começa na próxima terça-feira mais uma edição do BEB Day, simpósio promovido pelo Programa Doutoral de Biologia Experimental e Biomedicina (PDBEB) do Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra (iiiUC). A iniciativa vai decorrer entre 7 e 8 de fevereiro no auditório da Faculdade Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (Polo II da Universidade de Coimbra). O evento é organizado por alunos do programa em Biologia Experimental e Biomedicina (PDBEB) e vai ser dedicado aos desafios atuais que a ciência enfrenta, desde a procura de apoio financeiro à comunicação de ciência, tendo como mote o tema “Science Challenges: This fight of ours”.

O BEB Day 2023 pretende criar uma arena de discussão sobre os desafios que a ciência enfrenta nos dias de hoje, tais como: a procura contínua por financiamento, a saúde mental no contexto da academia, a dualidade da cooperação e da competição na academia, a comunicação de ciência para diferentes públicos e ainda os desafios relacionados com os ensaios clínicos – provas que permitem transferir a ciência realizada no laboratório, de forma segura e eficaz, para as pessoas.

Para além de palestras, o primeiro dia do encontro vai contar com uma mesa redonda intitulada "Main Challenges of Science and How to fight them!". Já o segundo dia inicia com os testemunhos de dois antigos alunos do PDBEB, seguidos de uma sessão de posters apoiada pela ©LabOrders, e apresentações orais selecionadas apoiadas pela ©Type Solution. A Chaperone, uma plataforma online de apoio de carreira personalizada para cientistas, vai ainda premiar com duas sessões de aconselhamento de carreira o melhor Graphical Abstract. O encontro científico termina com um momento de maior descontração com a “Beer Hour”, e um jantar, que irá promover o contacto e a partilha de experiências entre os alunos e convidados.

O Programa Doutoral de Biologia Experimental e Biomedicina foi criado em 2002, integrando a oferta formativa do Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra, sendo coordenado pelo Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC). Nas suas vinte edições, já formou dezenas de investigadores, académicos, empreendedores e comunicadores de ciência na área da biomedicina.

O BEB Day 2023 conta com o apoio institucional do CNC-UC, do Centro de Inovação em Biomedicina e Biotecnologia (CIBB) e do iiiUC, e com o suporte da Crioestaminal, do Instituto de Educação e Cidadania, da STABVIDA, da PontoMarc e da Waferland. A comissão organizadora desta edição é formada pelos estudantes Ana Vasconcelos, Rafaela Ferrão, João Novo, Maria Cristo, Frederico Pena e Débora Mena e tem como coordenador o investigador do CNC-UC, Nuno Empadinhas.

Mais informações sobre o BEB Day aqui.