Dias da Empregabilidade UC de volta

A 2.ª edição dos Dias da Empregabilidade da Universidade de Coimbra acontece de 21 a 30 de novembro, em vários locais da UC.

MC
Marta Costa
17 novembro, 2022≈ 3 mins de leitura

© UC | NMAR

Estão de volta os Dias da Empregabilidade da Universidade de Coimbra. Entre 21 a 30 de novembro, em vários locais da UC, estão previstas palestras, workshops ou conversas com antigos estudantes. São muitas as iniciativas previstas e as inscrições já se encontram abertas.

Os Dias da Empregabilidade da UC são “uma oportunidade para a reflexão em torno de competências transversais para o mercado de trabalho e para a compreensão de carreiras profissionais cada vez mais marcadas pela imprevisibilidade e pela capacidade de adaptação”, explica a Vice-Reitora para os Assuntos Académicos e Atratividade de estudantes pré-graduados, Cristina Albuquerque.

Durante quatro dias estão previstas diversas atividades, desde “workshops sobre liderança, gestão de conflitos, gestão de tempo e motivação, carreira diplomática, entre outros, bem como job talks, sessões motivacionais e sessões de partilha de experiências, por exemplo com a Associação Salvador (processos de superação), com alguns elementos do Grupo Quatro e Meia, que são alumni da UC (conciliação de carreiras), e ainda uma sessão orientada para os desafios do enquadramento de doutorados no mercado de trabalho”, enumera a responsável.

A organização conta com a participação de “conferencistas de grande qualidade e com um programa que acreditamos ser potenciador de uma reflexão com consistência e pertinência”, defende Cristina Albuquerque.

A 2.ª edição dos Dias da Empregabilidade UC constitui-se “como um espaço de partilha de experiências inspiradoras e de processos de (in)formação que consideramos muito relevantes para os estudantes da UC”, admite a Vice-Reitora da UC. A sua relevância, acrescenta, “é tanto maior quanto mais efetiva for a participação da comunidade académica nos debates e nas sessões (in)formativas”.

“Os estudantes da UC têm oportunidade de receber formação, de aprender a gerir processos e expectativas com diferentes pessoas já integradas no mercado de trabalho e com experiências muito diferenciadas, bem como a conectar-se com empresas e organizações, perspetivando as possibilidades de carreira profissional de forma mais desafiante e articulada”, garante.

O evento é promovido pelo NUPE - Núcleo de Promoção da Empregabilidade da UC, com o apoio do Banco Santander, em parceria com os núcleos de estudantes da AAC, alumni e empresas e organizações.

A programação completa e inscrições já estão disponíveis em https://diasdaempregabilidade.uc.pt/