Diretor-geral da OMS Tedros Adhanom Ghebreyesus distinguido com Doutoramento Honoris Causa

O diretor da Faculdade de Medicina da UC, Carlos Robalo Cordeiro, foi o apresentante, ficando os elogios a cargo dos professores António Jorge Ferreira e Filipe Froes.

AB
Ana Bartolomeu
MC
Marta Costa
28 junho, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC I Paulo Amaral

O Diretor-Geral da Organização Mundial de Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, recebeu o grau de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Coimbra (UC). A cerimónia teve lugar na manhã de 28 de junho, na Sala Grande dos Atos (Sala dos Capelos).

“É uma honra e um privilégio ser reconhecido por uma das mais veneráveis universidades do mundo”, referiu Tedros Ghebreyesus. “Uma grande honra que também foi dada ao secretário-geral das Nações Unidas. Sinto-me humilde e agradecido por juntar-me ao meu irmão, António Guterres”.

O agraciado, no discurso, sublinhou ainda o “tremendo trabalho de Portugal, como nação, em resposta à pandemia de COVID-19”. De acordo com Tedros Ghebreyesus, provou-se que a “investigação e a educação científica são críticos para os esforços globais para fortalecer a cobertura universal de saúde, desde os cuidados de saúde primários aos desenvolvimentos de tecnologias inovadoras”.

O diretor da Faculdade de Medicina da UC, Carlos Robalo Cordeiro, foi o apresentante, ficando os elogios a cargo dos professores António Jorge Ferreira (elogio do apresentante) e Filipe Froes (elogio do homenageado).

Saiba mais aqui.

Reveja aqui a cerimónia na íntegra:

Eis o que pode fazer: