Doutoramento Honoris Causa de Tedros Adhanom Ghebreyesus - transmissão em direto

A cerimónia decorre na Sala Grande dos Atos (Sala dos Capelos).

28 junho, 2023≈ 3 mins de leitura

Acompanhe, em direto, a cerimónia de Doutoramento Honoris Causa de Tedros Adhanom Ghebreyesus, em uc.pt/emdireto.

O Diretor-Geral da Organização Mundial de Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, recebe hoje o grau de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Coimbra (UC). A cerimónia decorre a partir das 10h30, na Sala Grande dos Atos (Sala dos Capelos).

O Diretor da Faculdade de Medicina da UC, Carlos Robalo Cordeiro, será o Apresentante, ficando os elogios a cargo dos professores António Jorge Ferreira (elogio do Apresentante) e Filipe Froes (elogio do homenageado).

A atribuição do Doutoramento Honoris Causa foi proposta pela Faculdade de Medicina da UC pelo “excecional perfil” e “admirável percurso profissional” do biólogo e académico etíope, mas principalmente como reconhecimento pelo seu papel no combate à Covid-19. “A OMS, sob a liderança do Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, conseguiu uma notável gestão de todos os efeitos inusitados da devastadora pandemia de Covid-19, mantendo o mundo informado, ao minuto, e assegurando que ninguém desistiria de lutar até ao fim pelo resgate da paz e da saúde de todos nós” refere a proposta de atribuição do Grau.

Licenciado em Biologia pela Universidade de Asmara (Eritreia), Tedros Adhanom Ghebreyesus tem Mestrado em Imunologia de Doenças Infeciosas pela Universidade de Londres (Reino Unido) e Doutoramento em Saúde Pública pela Universidade de Nottingham (Reino Unido).

Depois de ter sido Ministro da Saúde (entre 2005 e 2012) e Ministro de Relações Exteriores da Etiópia (entre 2012 e 2016), assumiu a Direção-Geral da Organização Mundial da Saúde, em 2017, tendo sido eleito para um segundo mandato, em 2022.