Educar e Brincar, 40 anos depois…

13 abril, 2015≈ 4 mins de leitura

© UC | Ana Zayara

Várias gerações passaram pelos SASUC e deixaram a sua marca ao longo dos 40 anos dos Serviços de Apoio a Infância (SAI). UAU! Encontros com a Infância é um conjuntos de eventos, organizados e dinamizados pela creche dos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC) e pelos SAI que vão decorrer ao longo de abril. A programação está inserida nos 725 anos da UC.

O projeto acaba por se tornar uma comemoração entre essas gerações. Tal como afirma a educadora responsável pela creche da SASUC, Cristina Marques, “o objetivo deste projeto é dar a conhecer os serviços de apoio a infância e realizar um encontro inter-geracional”.

O evento arranca a 13 de abril com uma exposição que resulta da recolha etnográfica de brinquedos e jogos tradicionais desde há 40 anos – idade dos Serviços de Apoio à Infância da UC. A exposição prolonga-se até 30 de Abril no Centro Cultural Dom Dinis e está aberto ao público em geral.

Também para dia 13 está prevista a realização de uma palestra interativa para pais e filhos, com início marcado para as 18 horas e que conta com a participação de João Amado, docente na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da UC. A palestra pretende falar sobre brinquedos tradicionais populares como “um património inspirador”, desvenda Cristina Marques. Para 18 de abril, entre as 10h30 e as 12h30, vai realizar-se o 5º encontro de fotografia, dinamizado pela Comissão de Pais do Jardim de Infância dos Serviços de Ação Social (JISASUC) da Universidade de Coimbra.

“Dançando com o Mundo”, organizado pelo grupo de dança criativa do Jardim de Infância dos SASUC, vai ser outro momento interativo entre pais e filhos. Previsto para 20 de abril, o evento tem a orientação de Marta Laranjeira. A programação do UAU! Encontros com a Infância conta também com um momento de teatro. Os grupos de teatro do Jardim de Infância, com a orientação de Ricardo Kalash, vão “subir a palco” a 21 de abril, a partir das 18 horas. O objetivo é, de acordo com a educadora responsável pela creche, “proporcionar diversão, criatividade e o desenvolvimento linguístico infantil”.

Para finalizar o programa, várias gerações dos serviços de apoio à criança vão juntar-se num jantar-convívio, que está previsto para 30 de abril.

Reportagem realizada por Ana Zayara, estudante de Jornalismo na FLUC, e Liliana Ferreira e Rosana Vaz, estagiárias Projeto Imagem, Media e Comunicação da Universidade de Coimbra.