Ensino e Liberdade em foco no Dia da UC 2024

“Um homem à frente do seu tempo”. Aos 86 anos, Francisco Pinto Balsemão recebeu o Prémio Universidade de Coimbra 2024.

MC
Maria Cano
KP
Karine Paniza
01 março, 2024≈ 3 mins de leitura

© UC | DCOM

Homenagear Francisco Pinto Balsemão é também “uma forma de celebrarmos os 50 anos da Revolução dos Cravos. Poucas serão as figuras que apresentam um tão amplo currículo na construção e consolidação do regime democrático em que vivemos há meio século”, louvou o Reitor da Universidade de Coimbra (UC), Amílcar Falcão, referindo-se ao laureado com o Prémio UC deste ano.

A entrega do prémio ao fundador e atual presidente do Conselho de Administração do grupo Impresa decorreu hoje, 1 de março, durante a cerimónia solene que assinalou os 734 anos da UC e que decorreu na Sala Grande dos Atos (Sala dos Capelos).

Foi com satisfação e empenho que Francisco Pinto Balsemão, já elogiado em outras ocasiões como “um homem à frente do seu tempo”, recebeu a distinção. “O Prémio Universidade de Coimbra estimula-me a prosseguir, a continuar a acreditar que o caminho se constrói caminhando e que é desejável e possível caminhar à frente do meu tempo”, afirmou.

O laureado foi também homenageado pelo presidente executivo do Santander Portugal, Pedro Castro e Almeida, e pelo professor da Faculdade de Farmácia e membro do Conselho Geral da UC, Francisco Veiga, a quem coube o discurso de apresentação do laureado.

Os discursos do Dia da UC foram também marcados pelo assinalar dos tempos em que vivemos. “Dificilmente encontraremos, nos seus [da UC] mais de sete séculos de história, períodos de uma conturbação tão concentrada no tempo e profundamente desafiadores para o cabal cumprimento da sua missão”, referiu Amílcar Falcão.

O Reitor frisou que atualmente é preciso pôr a tónica no Ensino Superior, na Ciência e na Inovação, pois olhar para estas áreas “como algo acessório é um erro enorme que compromete as gerações futuras”.

Referindo-se às “transformações inimagináveis” testemunhadas pela UC ao longo dos séculos, a professora da Faculdade de Medicina da UC e membro do Conselho Geral da UC, Isabel Marques Carreira, enalteceu a “história de prestígio, de saber e de serviço” da UC.

Em representação da Presidente do Conselho Geral, Isabel Marques Carreira instou a que “cada Faculdade seja um epicentro de descobertas, onde o ensino, a investigação, a inovação e a prestação de serviços à comunidade se entrelacem para moldar o futuro” e encorajou “cada membro deste claustro a abraçar a mentalidade inovadora, a questionar, a explorar, e a contribuir com ideias que moldarão, não apenas a Universidade, mas a Sociedade como um todo”.

Voltando a colocar a tónica na liberdade em que hoje vivemos, o coordenador da Comissão de Trabalhadores da UC, António Trindade, congratulou-se por este órgão poder “usar da palavra” na cerimónia e ser a “Voz” da comunidade trabalhadora da UC. António Trindade aproveitou a ocasião para avaliar o contributo da Comissão até à data e deixou também claro que querem estar “cada vez mais próximos de todos e de todas”.

Além dos tradicionais momentos de entrega das cartas doutorais aos novos Doutores e de homenagem aos novos jubilados e aposentados, foi primeira vez prestado tributo aos novos Professores Eméritos da Universidade de Coimbra, título recentemente instituído para distinguir docentes e investigadores, pela ação e prestígio no campo académico e/ou científico, e pela contribuição para a projeção nacional e internacional da UC.

Durante a cerimónia, o Reitor salientou ainda vários marcos alcançados pela Universidade, não escondendo o orgulho pela área da qualidade que, após uma Avaliação Institucional pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, recebeu “sem quaisquer condições, o período máximo de Acreditação, seis anos”.

Amílcar Falcão salientou também o “orgulho imenso de ter estado no lançamento de dois projetos Teaming na UC”: o MIA Portugal, na área do envelhecimento, e o Gene T, na área da terapia génica.

O Reitor terminou a sua intervenção agradecendo “a todas as pessoas que compõem o universo UC: estudantes, corpo técnico, investigadores e docentes. Só com o vosso inestimável contributo conseguiremos levar mais longe e elevar mais alto o nome da UC”.

Reveja aqui a cerimónia (direto) na íntegra

Assista ao discurso do Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, aqui, e de Isabel Marques Carreira, professora da Faculdade de Medicina e membro do Conselho Geral da UC (em representação da Presidente do órgão, Gabriela Figueiredo Dias), aqui. O discurso do laureado com o Prémio Universidade de Coimbra 2024, Francisco Pinto Balsemão, está disponível aqui.

Reveja ainda o discurso dos méritos do laureado por Francisco Veiga, professor da Faculdade de Farmácia e membro do Conselho Geral da Universidade de Coimbra, aqui, do presidente executivo do Santander Portugal, Pedro Castro e Almeida, aqui, e do coordenador da Comissão de Trabalhadores da Universidade de Coimbra, António Trindade, aqui.

Lista de professores/as eméritos/as 2024

Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra:
Carlos António Alves dos Reis
Fernando José de Almeida Catroga

Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra:
José Manuel Borges do Nascimento Costa
Manuel Amaro de Matos Santos Rosa

Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra:
Ernesto Jorge Fernandes Costa
Maria Helena Mendes Gil
Maria Teresa Ferreira Soares Mendes
Mário Júlio Teixeira Kruger