Cerimónias de investidura do Reitor e de comemoração do Dia da Universidade de Coimbra decorrem a 1 de março

A Sala Grande dos Atos acolhe ambas as cerimónias que terão transmissão em direto.

MS
Milene Santos
27 fevereiro, 2023≈ 3 mins de leitura

© Felippe Vaz

Na próxima quarta-feira, 1 de março, realizam-se as cerimónias de investidura do Reitor da Universidade de Coimbra (UC) e de comemoração do Dia da Universidade de Coimbra.

Amílcar Falcão, reeleito para um segundo mandato enquanto Reitor pelo Conselho Geral da Universidade de Coimbra a 6 de fevereiro, vai ser investido no cargo em cerimónia a decorrer, a partir das 10h00, na Sala Grande dos Atos (Sala dos Capelos). A posse é conferida pelo Professor Decano da UC, Luís Miguel da Cruz Simões, da Faculdade de Ciências e Tecnologia. Após a cerimónia de investidura do Reitor, decorre a tomada de posse da sua equipa reitoral, na Sala do Senado.

Pelas 15h00, igualmente na Sala Grande dos Atos, decorre a cerimónia do 733.º aniversário da Universidade de Coimbra com a entrega do Prémio UC 2023, este ano atribuído à advogada e jurista Leonor Beleza.

A sessão solene contará com as intervenções da Presidente do Conselho Geral da UC, Gabriela Figueiredo Dias, da Comissão de Trabalhadores da UC, através do seu coordenador António Trindade, e da Presidente da Fundação Santander Portugal, Inês Oom de Sousa.

Segue-se o discurso de apresentação da vencedora do Prémio UC, que estará a cargo de Carlos Robalo Cordeiro, Diretor da Faculdade de Medicina da UC, e a intervenção da vencedora do Prémio UC, Leonor Beleza, atual Conselheira de Estado e Presidente da Fundação Champalimaud.

A cerimónia encerra com a intervenção do Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão.

Ambas as cerimónias terão transmissão em direto em uc.pt/emdireto.

Pelas 19h30, tem lugar a Missa Solene do Dia da Universidade de Coimbra, na Capela de S. Miguel.

O programa do Dia da Universidade estende-se até à noite com o concerto de abertura da XXV Semana Cultural da UC, pela Orquestra Académica da UC, às 21h30, no TAGV, tendo como tema "Horizonte".

No dia 1 de março damos também os parabéns à Bluepharma, empresa parceira da UC que comemora o seu 22.º aniversário e inaugura, às 12h00, em Eiras, uma unidade pioneira de produção de formas orais sólidas potentes, nomeadamente na área da oncologia.