Espírito de compromisso da Universidade de Coimbra em destaque no Dia da UC 2022

António Guterres salientou que o espírito e o compromisso da UC "são hoje mais necessários do que nunca, num momento em que enfrentamos uma combinação sem precedentes de enormes desafios".

Marta Costa
KP
Karine Paniza
02 março, 2022≈ 4 mins de leitura

O atual Secretário-geral da ONU, António Guterres, é o distinguido com o Prémio UC 2022.

© UC | Paulo Amaral

A Universidade de Coimbra (UC) assinalou 732 anos a 1 de março. A cerimónia solene decorreu na Sala dos Capelos e o programa incluiu a entrega do Prémio UC 2022 ao atual Secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres.

O Prémio UC 2022 foi entregue a António Guterres. O valor monetário do prémio, de 25 mil euros, vai ser entregue na totalidade ao Instituto Universitário Justiça e Paz, revelou o Reitor da UC, Amílcar Falcão. O gesto "altruísta", vai, nas palavras de Amílcar Falcão, "ajudar a ultrapassar muitas das dificuldades que o Instituto Universitário Justiça e Paz tem sofrido ao longo da pandemia, não deixando nunca, ainda assim, de apoiar os carenciados dos mais carenciados".

O valor monetário de 25 mil euros associado ao Prémio UC 2022, com o apoio da Fundação Santander Portugal, será doado na íntegra ao Instituto Universitário Justiça e Paz

"É com o maior gosto que me associo, neste dia 1 de março, às comemorações dos 732 anos da Universidade de Coimbra, uma das mais ilustres instituições nacionais e o exemplo provavelmente único no nosso país da combinação de tradição com inovação e de história com futuro", afirmou António Guterres. O distinguido saudou "o empenho [da UC] para com a meta da neutralidade carbónica até 2030" referindo que "este espírito e este compromisso são hoje mais necessários do que nunca, num momento em que enfrentamos uma combinação sem precedentes de enormes desafios".

De acordo com o responsável pela Organização das Nações Unidas, "a educação é uma das missões mais nobres e importantes a que se pode aspirar. Há mais de sete séculos que a Universidade de Coimbra honra esta missão, reinventando-se constantemente para responder aos desafios do nosso país e do nosso mundo". Para António Guterres, a convição é que "assim continuará a ser, numa época em que a dimensão dos desafios não tem precedente".

O atual Secretário Geral das Nações Unidas "mostrou-se sempre um espírito inconformado com as injustiças, com a pobreza e com as desigualdades sociais", garantiu Pedro Costa Gonçalves, representante do premiado. Sobre a altura em que o prémio é atribuido, o docente da UC garante que "acaba por se tornar um ato no tempo certo". "Não é só pelo que diz, nem apenas pelo que faz, mas sobretudo pelo que é, António Guterres é um Homem Exemplar", sublinhou.

O Prémio UC é uma parceria com o Santander, e "um exemplo de cooperação entre as instituiões", afirma a presidente da Fundação Santander Portugal, Inês Oom de Sousa. A ligação entre as entidades é, de acordo com a responsável, uma forma de apoio "de forma determinante, do crescimento inclusivo e sustentável".

Depois de dois anos de pandemia, e com "um legítimo sentimento de superação e de vitória improvável", a UC "provou que está viva e foi capaz, perante a maior das adversidades, de se reinventar e de crescer, em transformação e em serviço, para além dos limites”, afirmou a Presidente do Conselho Geral, Gabriela Figueiredo Dias. A responsável refere que "o desafio não termina aqui", e considerando o momento global atual, o pedido agora é de "total união, coesão feroz, firmeza e um extraordinário sentido de propósito para a reafirmação dos valores da civilização e da paz".

Na mesma linha, o Reitor da UC revelou que a Universidade está "à disposição do Governo de Portugal para acolher de forma condigna estudantes refugiados de guerra provenientes da Ucrânia" e que foi ativado o Fundo de Apoio aos Refugiados. Sobre o futuro da UC, Amílcar Falcão destacou, no discurso do 732.º aniversário, a ciência e a investigação feita no último ano, assim como as efemérides que se avizinham. O subfinanciamento do Ensino Superior e projetos futuros que foram alvo de candidatura ao Programa de Recuperação e Resiliência também foram referidos.

Amílcar Falcão deixou ainda "uma palavra de esperança e confiança a toda a comunidade académica: estivemos cá para resistir à pandemia como cá estaremos para o que for necessário. Foi assim no passado, será assim no presente e continuará a ser assim no futuro. Esta é a identidade UC".

Pela primeira vez, a recém-empossada Comissão de Trabalhadores da UC (CT/UC) tomou a palavra no Dia da Universidade. O coordenador do órgão, assumiu a “grande honra e grande responsabilidade” em fazê-lo. António Trindade deixou o compromisso de que a Comissão de Trabalhadores da UC vai contribuir “para um clima organizacional que promova a satisfação profissional, o bem-estar pessoal e a conciliação entre a vida profissional e a vida pessoal e familiar”.

O coordenador da CT/UC sublinhou que o objetivo passa por uma maior aproximação de todo o pessoal e para uma cultura de identidade e de um sentimento de pertença à comunidade UC”.

Reveja aqui a cerimónia na íntegra

Eis o que pode fazer: