Escolas Doutorais da UC promovem seminário “Supervisão doutoral: abordagens e práticas”

A sessão vai ter lugar no dia 22 de fevereiro, pelas 15h00, em formato online. As inscrições já estão abertas e são gratuitas.

MS
Milene Santos
08 fevereiro, 2022≈ 2 mins de leitura

No próximo dia 22 de fevereiro realiza-se a primeira iniciativa para orientadores de estudantes de doutoramento no âmbito das Escolas Doutorais da Universidade de Coimbra. O seminário "Supervisão doutoral: abordagens e práticas", orientado pela investigadora Isabel Huet, tem lugar pelas 15h00, em formato online e via plataforma Zoom.

Na sessão serão apresentadas abordagens e práticas de supervisão que potenciam a aprendizagem dos estudantes, assim como os desafios para a supervisão doutoral no séc. XXI e na atual fase de pandemia. Os participantes serão convidados a discutir as suas práticas e conceções de supervisão.

O seminário é gratuito e as inscrições estão abertas até 17 de fevereiro: aqui.

Breve resumo do seminário

Embora existente e em crescimento, o desenvolvimento profissional de supervisores de doutoramento é ainda escasso e pouco estruturado no contexto nacional, não existindo espaços de partilha de experiências onde os supervisores desenvolvem e/ou aprofundam o seu conhecimento no domínio da pedagogia do doutoramento. Tendo em conta a relevância da qualidade da supervisão para o sucesso académico dos estudantes de doutoramento, este seminário pretende iniciar um ciclo de debates sobre a pedagogia do doutoramento e supervisão doutoral, na expetativa que estes debates criem condições de partilha de experiências e saberes entre os supervisores.

Todas as informações sobre a iniciativa podem ser encontradas aqui.

As Escolas Doutorais constituem um fórum de partilha, cruzamento de práticas, recursos e reflexões, alinhando os programas de doutoramento com as Áreas Estratégicas da Universidade de Coimbra.