EUSA Games – O maior evento multidesportivo de sempre em Portugal

A convenção EUSA decorreu de 1 a 4 de dezembro de 2016.

05 dezembro, 2016≈ 3 mins de leitura

© UC | Karine Paniza

“Estamos muito orgulhosos por Coimbra receber esses jogos”. Foi com essa afirmação que o o Vice-Presidente da Associação Europeia de Desporto Universitário (EUSA) Haris Pavletic começa a sua intervenção durante a conferência de imprensa que decorreu a 2 de dezembro na sala do Senado da Reitoria da Universidade de Coimbra. “O mais importante desses jogos é o legado que deixa para as gerações futuras, assim a Universidade e a Cidade acabam por ganhar algumas mais-valia depois dos jogos”, destaca Haris Pavletica.

Durante a Convenção da EUSA que decorreu entre 1 a 4 de dezembro de 2016, estiveram presentes 25 participantes internacionais entre delegados técnicos das modalidades presentes nos jogos, bem como do EUC 2017 (europeu universitário de karate, judo e taekwondo)e  membros do comité executivo da EUSA. Da parte da organização cerca de 40 pessoas entre delegados técnicos, membros do comité organizador, voluntários e responsáveis pelas diferentes áreas de atuação.

Existe um espírito diferente e respira-se desporto na Universidade de Coimbra

Os quartos Jogos Europeus Universitários vão realizar-se na cidade de Coimbra, entre 8 e 21 de julho de 2018, com a participação de 5.000 atletas de 250 universidades europeias, naquele que será o maior evento multidesportivo de sempre realizado em Portugal.

“O nosso objetivo era apresentar um projeto único onde são os próprios estudantes que fazem parte as AAC a ajudar na organização do projeto”, explica o Presidente da AAC, José Dias. “Existe um espírito diferente e respira-se desporto na Universidade de Coimbra”, acrescenta José Dias.

“Neste momento já conseguíamos fazer os jogos Universitários”. Foi assim que o Reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva respondeu a questões sobre a infraestrutura dos jogos. Já o Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado declarou que “os objetivos têm sido cumpridos”.  Manuel Machado espera ainda que “este evento permita mostrar ao país que é possível ter grandes eventos desportivos sem quem se tenha prejuízo” sendo esta uma “oportunidade de promover o desporto e de promover também a cidade de Coimbra com qualidade”.

As modalidades que vão ser representadas nos jogos EUG Coimbra 2018 são: andebol, badminton, basquetebol, basquetebol 3×3, futebol, futsal, ténis, ténis de mesa, voleibol, rugby 7’s, judo, remo e Canoagem.