Universidade de Coimbra e Câmara Municipal de Coimbra assinam protocolo de cooperação digital

08 novembro, 2022≈ 3 mins de leitura

Da esquerda para a direita: Vice-Reitor da UC, Alfredo Dias; Reitor da UC, Amílcar Falcão; Presidente da CM Coimbra, José Manuel Silva; Vice-Presidente da CM de Coimbra, Francisco Veiga.

© CM Coimbra

A Universidade de Coimbra (UC) e a Câmara Municipal (CM) de Coimbra assinaram, hoje, dia 08 de novembro, no Salão Nobre da autarquia, um protocolo de cooperação para o desenvolvimento de atividades conjuntas em diferentes domínios das tecnologias digitais, na sequência de deliberação do Executivo municipal de 25 de julho. O protocolo foi assinado pelo Reitor da UC, Amílcar Falcão, e pelo presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva.

A cerimónia de assinatura do protocolo contou com a presença, para além dos signatários, do vice-presidente da CM de Coimbra, Francisco Veiga, do vice-reitor da UC, Alfredo Dias, e dos dirigentes municipais do Departamento de Sistemas de Informação e Inovação, da Divisão de Sistemas de Informação e Comunicação e da Divisão de Modernização Administrativa.

O protocolo assinado vai permitir ao Município de Coimbra a criação de um novo backup de dados externo à rede municipal. Este passo vai permitir ainda a expansão da rede municipal de acesso público à internet, Coimbra+, mediante a sua disponibilização nos equipamentos da UC que disponibilizam a rede académica europeia, Eduroam.

Em contrapartida, propõe-se que o Município também disponibilize a rede Eduroam nos seus equipamentos atualmente dedicados à rede Coimbra+, bem como apoie a UC na interligação dos seus edifícios, designadamente mediante a disponibilização de condutas municipais para passagem de cabos, eventual articulação com operadores de telecomunicações (se necessário e possível) e isenção de taxas para criação de condutas no espaço público, caso não haja alternativa, de acordo com os regulamentos e legislação aplicáveis e após aprovação do Município.