Gala do Desporto UC distingue a excelência e a dedicação dos estudantes-atletas

Cerimónia homenageou os estudantes-atletas e equipas técnicas que se destacaram na época desportiva 2022/2023, assim como projetos e atividades desenvolvidas na área do desporto que projetaram a imagem da Universidade de Coimbra a nível nacional e internacional.

AB
Ana Bartolomeu
KP
Karine Paniza
27 setembro, 2023≈ 3 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

O Pavilhão I do Estádio Universitário de Coimbra voltou a ser o palco da Gala do Desporto da Universidade de Coimbra (UC). Uma nova categoria de prémios, "Melhores do Ano", marcou a cerimónia. Os prémios Atleta Masculino do Ano, Atleta Feminina do Ano, Equipa do Ano, Treinador do Ano e Carreira Dual surgiram para reconhecer o papel dos estudantes-atletas que se destacam na conciliação da carreira académica com a desportiva. "É sempre importante poder ter mais momentos em que destacamos o trabalho que foi feito ao longo da época", refere a Pró-Reitora para o Desporto, Filipa Godinho. Os "Melhores do Ano" são também uma forma "de trazer mais emoção à Gala".

Na cerimónia, foram também entregues os diplomas do Quadro de Mérito Desportivo da UC. Mais de 40 estudantes foram reconhecidos pelos bons resultados alcançados no percurso desportivo e, em simultâneo, no percurso académico. "Para a Universidade é um orgulho muito grande ter tantos atletas, masculinos e femininos, em várias competições nacionais e internacionais e a obterem bons resultados", afirma o Reitor da UC. Amílcar Falcão dirigiu palavras de incentivo aos dois estudantes já apurados para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, Camila Rebelo e Diogo Cancela, mas acredita "que mais atletas da UC irão conseguir esse apuramento para Paris".

Em alta competição ou de forma moderada, "é importante que as pessoas pratiquem desporto e atividade fisica", lembrou Amílcar Falcão, "pelo bem que faz à saude e pelo lazer". "O desporto é uma boa forma de socializar e de criar amigos", acrescenta.

Eis o que pode fazer:

O Galardão da Gala foi atribuido aos Serviços de Ação Social da UC (SASUC), uma das entidades que colabora no programa Healthy Campus. Com a melhoria dos hábitos alimentares, através da redução do sal, das frituras e do uso de açúcar nas refeições sociais, os SASUC desempenham um papel fundamental na promoção de hábitos de vida mais saudáveis, o que ajuda a alcançar os objetivos do programa.

O Núcleo de Estudantes de Ciências do Desporto e Educação Física da AAC (NECDEF-AAC) voltou a arrecadar o Troféu Liga Académica dos Jogos Universidade de Coimbra (JUC), visto ter sido o núcleo que mais pontos conquistou na prova que, na última edição, ultrapassou os quatro mil participantes. O prémio Ética e Fairplay foi atribuído ao docente da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da UC (FCDEF-UC), Alain Massart.

Na Gala do Desporto 2023 foram ainda anunciadas duas novas ferramentas de apoio à atividade física, que irão integrar a plataforma UC One. A UC+Ativa 1.0 e o UC Competitions 1.0 vão estar disponíveis a partir do próximo mês de outubro.

No ano letivo 2022/2023, o Desporto UC envolveu perto de seis mil pessoas nas várias atividades e iniciativas promovidas.

Vencedores Gala do Desporto UC 2023

Atleta Masculino do Ano: Gabriel Lopes (Natação), estudante na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra

Atleta Feminina do Ano: Camila Rebelo (Natação), estudante na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra

Equipa do Ano: Equipa Universitária de Futebol 7 Feminina