Gala do Desporto UC distingue a excelência e a dedicação dos estudantes-atletas

Cerimónia homenageou os estudantes-atletas e equipas técnicas que se destacaram na época desportiva 2022/2023, assim como projetos e atividades desenvolvidas na área do desporto que projetaram a imagem da Universidade de Coimbra a nível nacional e internacional.

AB
Ana Bartolomeu
KP
Karine Paniza
27 setembro, 2023≈ 3 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

O Pavilhão I do Estádio Universitário de Coimbra voltou a ser o palco da Gala do Desporto da Universidade de Coimbra (UC). Uma nova categoria de prémios, "Melhores do Ano", marcou a cerimónia. Os prémios Atleta Masculino do Ano, Atleta Feminina do Ano, Equipa do Ano, Treinador do Ano e Carreira Dual surgiram para reconhecer o papel dos estudantes-atletas que se destacam na conciliação da carreira académica com a desportiva. "É sempre importante poder ter mais momentos em que destacamos o trabalho que foi feito ao longo da época", refere a Pró-Reitora para o Desporto, Filipa Godinho. Os "Melhores do Ano" são também uma forma "de trazer mais emoção à Gala".

Na cerimónia, foram também entregues os diplomas do Quadro de Mérito Desportivo da UC. Mais de 40 estudantes foram reconhecidos pelos bons resultados alcançados no percurso desportivo e, em simultâneo, no percurso académico. "Para a Universidade é um orgulho muito grande ter tantos atletas, masculinos e femininos, em várias competições nacionais e internacionais e a obterem bons resultados", afirma o Reitor da UC. Amílcar Falcão dirigiu palavras de incentivo aos dois estudantes já apurados para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, Camila Rebelo e Diogo Cancela, mas acredita "que mais atletas da UC irão conseguir esse apuramento para Paris".

Em alta competição ou de forma moderada, "é importante que as pessoas pratiquem desporto e atividade fisica", lembrou Amílcar Falcão, "pelo bem que faz à saude e pelo lazer". "O desporto é uma boa forma de socializar e de criar amigos", acrescenta.

Este conteúdo é reproduzido a partir de uma fonte externa e não está disponível porque o seu navegador tem os cookies bloqueados.

Eis o que pode fazer:

O Galardão da Gala foi atribuido aos Serviços de Ação Social da UC (SASUC), uma das entidades que colabora no programa Healthy Campus. Com a melhoria dos hábitos alimentares, através da redução do sal, das frituras e do uso de açúcar nas refeições sociais, os SASUC desempenham um papel fundamental na promoção de hábitos de vida mais saudáveis, o que ajuda a alcançar os objetivos do programa.

O Núcleo de Estudantes de Ciências do Desporto e Educação Física da AAC (NECDEF-AAC) voltou a arrecadar o Troféu Liga Académica dos Jogos Universidade de Coimbra (JUC), visto ter sido o núcleo que mais pontos conquistou na prova que, na última edição, ultrapassou os quatro mil participantes. O prémio Ética e Fairplay foi atribuído ao docente da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da UC (FCDEF-UC), Alain Massart.

Na Gala do Desporto 2023 foram ainda anunciadas duas novas ferramentas de apoio à atividade física, que irão integrar a plataforma UC One. A UC+Ativa 1.0 e o UC Competitions 1.0 vão estar disponíveis a partir do próximo mês de outubro.

No ano letivo 2022/2023, o Desporto UC envolveu perto de seis mil pessoas nas várias atividades e iniciativas promovidas.

Vencedores Gala do Desporto UC 2023


Atleta Masculino do Ano: Gabriel Lopes (Natação), estudante na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra

Atleta Feminina do Ano: Camila Rebelo (Natação), estudante na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra

Equipa do Ano: Equipa Universitária de Futebol 7 Feminina

Treinador do Ano: Alexandre Silva (Equipa Universitária de Futebol 7 Feminina)

Carreira Dual: Catarina Costa (Judo), estudante na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra

Galardão da Gala do Desporto: Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC)

Troféu da Liga Académica dos Jogos Universidade de Coimbra: Núcleo de Estudantes de Ciências do Desporto e Educação Física da AAC

Prémio Ética e Fairplay: Alain Massart, docente da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra

Prémios de Mérito - Gala do Desporto UC 2023


Estudante-Atleta Modalidade / Faculdade
Bernardo Fernandes Judo/ FCTUC
Beatriz Moreira Judo/ FPCEUC
Vicente Rovira Judo/ FEUC
Diogo Filipe Silva de Carvalho Natação/ FCDEF-UC
Lucas Bastos Natação/ FCTUC
Gabriel José Almeida Lopes Natação/ FCDEF-UC
Camila Rodrigues Rebelo Natação/ FMUC
Rodrigo Reis Natação/ FCTUC
Tomás Miguel Natação/ FMUC
João Pereira Natação/ FMUC
Joana Rodrigues Natação/ FFUC
Maria Rebelo Natação/ FCTUC
Inês Henriques Natação/ FCTUC
Nélson Pinto Atletismo/ FCTUC
Marta Serra Atletismo/ FCTUC
Irina Rodrigues Atletismo/ FMUC
Diogo Glória Badminton/ FMUC
Beatriz Lamas Canoagem/ FCTUC
Diogo Evangelista Canoagem/ FCDEF-UC
Tomás Sousa Canoagem/ FCDEF-UC
Diogo Silva Canoagem/ FCDEF-UC
Rúben Vilas Boas Canoagem/ FCTUC
Iago Bebiano Canoagem/ FCTUC
Inês Costa Canoagem/ FPCEUC
Diogo Fernandes Ginástica Trampolins/ FCDEF-UC
João Soares Ginástica Trampolins/ FCTUC
Luís Simões Ginástica Trampolins/ FCDEF-UC
Patrícia Ribeiro Futebol Feminino/ FCDEF-UC
Carolina Caetano Futebol Feminino/ FCDEF-UC
Beatriz Vilela Futebol Feminino/ FCDEF-UC
Ana Matos Futebol Feminino/ FEUC
Ana Gomes Futebol Feminino/ FCTUC
Ana Alves Futebol Feminino/ FCDEF-UC
Catarina Mesquita Futebol Feminino/ FLUC
Daniela Costa Futebol Feminino/ FCDEF-UC
Diana Oliveira Futebol Feminino/ FCTUC
Diana Costa Futebol Feminino/ FLUC
Helena Domingues Futebol Feminino/ FCTUC
Lara Dias Futebol Feminino/ FCDEF-UC
Luana Marques Futebol Feminino/ FCDEF-UC
Mariana Rodrigues Futebol Feminino/ FCTUC
Sara Oliveira Futebol Feminino/ FCTUC
Inês Oliveira Remo/ FCTUC
Antónia Fernandes Remo/ FPCEUC
Partilhe