Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física: 31 anos a crescer e a querer "ir mais além"

A FCDEFUC comemorou 31 anos a 22 de fevereiro com uma sessão no Auditório Rui de Alarcão, no Estádio Universitário.

Marta Costa
KP
Karine Paniza
22 fevereiro, 2023≈ 3 mins de leitura

© UC I Paulo Amaral

A Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEFUC) assinalou 31 anos de existência a 22 de fevereiro com uma sessão comemorativa no Auditório Rui de Alarcão, no Estádio Universitário.

Uma faculdade que “apesar das dificuldades e constrangimentos” tem um corpo técnico, docente e estudantil “imbuído num espírito” muito próprio, lembrou o diretor interino da FCDEFUC, Vasco Vaz. “Como instituição continuamos a crescer e queremos ir mais além”, garante.

A mais jovem faculdade da Universidade de Coimbra “tem procurado dar resposta e criar soluções” para os vários desafios com que se tem deparado, defende ainda Vasco Vaz. O diretor interino salientou vários dos pontos estratégicos, pedagógicos, de investigação e outros, que a FCDEFUC tem vindo a promover para garantir competitividade “e manter os níveis de procura da oferta formativa”.

Vice-Reitor da UC para a Qualidade, Desporto e Serviços de Ação Social, António Figueiredo, lembrou que, na UC, existe "um reconhecimento pela área das ciências do desporto". A FCDEFUC tem "um papel determinante na missão da Universidade".

A cerimónia do Dia da FCDEFUC contou com a assinatura de um protocolo de colaboração e com a entrega de prémios de mérito desportivo a estudantes que se distinguiram em provas desportivas internacionais, e prémios de mérito académico aos melhores estudantes de licenciatura. Foi ainda entregue o Prémio Carreira 2023 ao docente Amândio Santos.

O docente da Universidade de Lisboa, Duarte Araújo, foi o orador convidado com a conferência “A alta performance do corpo cognoscitivo”, também incluída no programa da sessão. A sessão do Dia da FCDEFUC contou ainda com a atuação da Maratuna, Tuna Mista da FCDEFUC.

Reveja a sessão solene do Dia da FCDEFUC aqui:

Eis o que pode fazer: