Carlos Queiroz homenageado no aniversário da Faculdade de Desporto

A celebração dos 32 anos da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra teve como ponto alto a homenagem ao treinador de futebol Carlos Queiroz.

A(
Ana Bartolomeu e Marta Costa (texto)
KP
Karine Paniza
20 fevereiro, 2024≈ 3 mins de leitura

© UC I DCOM

A comemorar 32 anos de história, a Faculdade de Ciências de Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEFUC) deu palco ao treinador de futebol Carlos Queiroz, numa homenagem que lisonjeou o antigo selecionador nacional. Após a apresentação do livro “A geração de ouro do futebol português” pelo docente da FCDEFUC, Hugo Sarmento, Carlos Queiroz agradeceu o convite da Faculdade de Desporto. "Em Portugal, nunca tive oportunidade de explicar aquilo que orientou as minhas decisões enquanto treinador da seleção". Estendeu o agradecimento ao "mundo anónimo do futebol", isto é, "às pessoas que não ficaram na fotografia" mas que foram cruciais para o sucesso alcançado.

Do início da carreira, Carlos Queiroz recordou a vinda de África para Portugal para ingressar "no curso que sempre quis". Decorria o ano de 1975 quando Carlos Queiroz se inscreveu, "no último dia", no Instituto Nacional de Educação Física. Recordou com nostalgia as aulas a que assistiu, os professores, e a forma como o ensino cruzava a ciência, a teoria e a prática. No olhar do pai, também ele jogador e treinador, percebeu a "diferença entre ganhar e perder". Num discurso bem-disposto, Carlos Queiroz evocou uma famosa citação de William Shakespeare adaptada, claro, ao mundo do jogo: "to win ou not to win, it's the question - foi nesta circunstância em que cresci."

Numa longa mas cativante conferência, Carlos Queiroz revelou também a "combinação explosiva para o sucesso" que, dentro de um conjunto de outros factores, está entre a "paixão" pelo futebol e as "sementes", ou seja, "a raiz genética para a prática do futebol".

Em dia de aniversário, a Faculdade de Desporto homenageou também estudantes, docentes e antigos alunos, entre os quais Vitor Bruno, atual treinador adjunto do Futebol Clube do Porto.

Reveja aqui a cerimónia do 32.º aniversário da FCDEFUC

Emissão em direto realizada por Ana Bartolomeu e Karine Paniza.

"É um dia especial para a Faculdade mais nova da Universidade de Coimbra", declarou o diretor da FCDEFUC, Vasco Vaz, na abertura da sessão comemorativa dos 32 anos da instituição. A investigação, tida como um dos pilares de missão da UC, tem alcançado boas posições em rankings que recentemente colocaram a FCDEFUC como uma das mais bem colocadas a nível nacional. “Apesar de sermos a mais nova e com o menor número de estudantes e de docentes, também nos posicionamos no topo do ranking”, afirmou. A definição das áreas estratégicas para “catapultar a investigação a um maior nível de exigência” vão continuar a acontecer na Faculdade, com a criação de uma unidade de gestão que vai substituir o Centro de Investigação em Desporto e Atividade Física.

“Em conjunto, temos feito um trabalho notável”. Vasco Vaz sublinhou outros números que têm vindo a crescer ao longo dos 32 anos de história da faculdade. Como “resultado de uma oferta diversificada em disciplinas”, mas também de uma “forte componente prática nas várias modalidades”, Vasco Vaz adiantou que no 1.º ciclo as vagas estão totalmente preenchidas, sendo necessário trabalhar nos cursos de 2.º ciclo, no qual o preenchimento de vagas ronda os 80%. O 3.º ciclo está a mostrar ser um caso de sucesso com cerca de 95% de vagas ocupadas "por estudantes de todos os continentes". Apesar dos bons números, o diretor da FCDEFUC está consciente de que a Faculdade “deve continuar a trabalhar para ser mais competitiva”.

Por sua vez, o Reitor da UC, Amílcar Falcão, destaca o “papel muito relevante” que a Faculdade de Desposto desempenha na comunidade UC. “Sou desportista e reconheço no desporto um conjunto de valores que devemos transmitir aos nossos estudantes”, acrescentou. As experiências vividas no Ensino Superior são as que mais moldam “a forma como os jovens olham para a vida”. “O desporto exige disciplina, sacrifício e superação”, realçou o Reitor da UC. “É preciso saber ganhar, saber perder e saber trabalhar em equipa.” São estes “importantes valores” que a Faculdade de Desporto transmite à Universidade de Coimbra.

Quanto às instalações da Faculdade, Amílcar Falcão espera ter a oportunidade de "deixar preparado um futuro, em termos de requalificação, da FCDEFUC". Sem poder dar garantias, o Reitor da UC acredita que "para os bons projetos o dinheiro aparece", fazendo já uma referência ao terreno em frente do Pavilhão 3 que "dá margem de manobra suficiente para criar estruturas condignas" para a Faculdade de Desporto. "Espero que quando fizerem 40 anos, e chegarem aos 'enta', já estejam em casa própria", deseja Amílcar Falcão.