Vasco Vaz toma posse como diretor da FCDEFUC

A direção da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra está agora nas mãos de Vasco Vaz que “veste a camisola” para um mandato à frente da mais jovem faculdade da UC.

Marta Costa
Ana Bartolomeu
23 junho, 2023≈ 3 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

Com uma aposta firme em “elevar a investigação científica para um patamar superior com maior participação e olhar para a inovação pedagógica, de modo a tornar o ensino mais atrativo” Vasco Vaz tomou posse como diretor da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEFUC) na Sala do Senado da UC.

Na sessão o diretor da Faculdade lembrou a disponibilidade da FCDEFUC “para abraçar projetos inovadores em parcerias conjuntas” com todas as Unidades Orgânicas, Unidades de Extensão Cultural e de Apoio à Formação da UC e Associação Académica de Coimbra. No entanto, Vasco Vaz aproveitou a oportunidade para lembrar que a estratégia passa pela investigação, inovação e internacionalização, e que, para tal, é fundamental o reforço dos corpos técnico e docente. “Sendo o desporto uma atividade social que integra a cultura da humanidade e também uma atividade económica com peso crescente nos países desenvolvidos que se querem modernos, a UC deverá investir na FCDEF”, defendeu o diretor.

A escassez de espaços físicos de natureza pedagógica foram também abordados durante a sessão para a “criação e construção de identidade” da Faculdade. De acordo com Vasco Vaz, “para almejarmos patamares de excelência, a FCDEF tem de estar em sintonia com a UC, de forma a garantir a qualidade em todos os processos e procedimentos”, reforçou o responsável.

Eis o que pode fazer:

Agradecendo o trabalho da equipa anterior que, de acordo com o Vice-Reitor com as pastas dos Recursos Humanos, Financeiros e Serviços de Ação Social da UC, deve ser reconhecido, é também importante realçar o trabalho a fazer “em conjunto” para atingir alguns dos objetivos propostos pela FCDEFUC. “Ao falar da faculdade mais jovem e mais pequena da UC”, Luís Neves lembrou que é “provavelmente a que mais desafios enfrenta para prosseguir o seu caminho”.

“A Faculdade tem questões para resolver em diferentes domínios, do corpo técnico, ao docente, na investigação”, continuou Luís Neves. O Vice-Reitor referiu que “os recursos são limitados”, mas o objetivo é tentar “materializar tudo o que tornar a FCDEFUC mais forma, que isso também torna a UC mais forte”. “O sucesso do mandato [que agora se inicia], é o sucesso da UC”, concluiu o responsável.

Mais informação aqui.