Faculdade de Farmácia: 102 anos a mostrar que "um curso na FFUC é um sinal de futuro"

Sessão solene contou com uma conferência da Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas.

15 fevereiro, 2023≈ 3 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

O Anfiteatro Caetano de Santo António recebeu a Sessão Solene do Dia da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (FFUC). A cerimónia, que contou com a entrega dos prémios de mérito a estudantes que concluíram o curso no ano letivo de 2021/2022 – em estreita colaboração com a a2eff2.uc (Associação de Antigos Estudantes da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra) – e de homenagem a aposentados da FFUC nesse mesmo ano letivo, contou ainda com a presença da Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas.

Nos vários pontos estratégicos a destacar, o diretor da FFUC revelou a acreditação de dois novos mestrados, um em "avaliação e tecnologias da saúde e acesso a medicamentos ao mercado" e o mestrado em "medicamentos e suplementos alimentares à base de plantas". Adiantou ainda a criação de três novas especialidades de doutoramento, em "nutrição e química dos alimentos", "química analítica e bio analítica", e "assuntos regulamentares". A oferta formativa em termos de cursos não conferentes de grau “vai também ser significativamente aumentada”, revelou Fernando Ramos. Já em termos de investigação, o diretor adiantou que “a média de produção em 2022 baixou, mas continua a ser cerca do dobro da média da UC e do País”.

Mas “o melhor indicador que gostaria de destacar é o facto de termos tido mais de quatro candidatos por cada vaga no concurso nacional de acesso, e o maior aumento de colocados em primeira opção, com todas as vagas preenchidas”. De acordo com Fernando Ramos, os números demonstram que os estudantes e as suas famílias reconhecem que “um curso na FFUC é um sinal de futuro”.

Ciente dos constrangimentos do polo 3, e da FFUC em particular, o Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, acredita que possam ser vistos "como um desafio mas também como uma oportunidade". Desde problemas de estacionamento à expansão do Polo das Ciências da Saúde, Amílcar Falcão deseja que, no final do mandato, "muitos destes problemas estejam resolvidos", deseja.

A sessão solene comemorativa contou ainda com as intervenções da presidente do Núcleo de Estudantes de Farmácia da Associação Académica de Coimbra, Catarina Melo, que defendou que "as conquistas pedagógicas que a FFUC tem conseguido alcançar são notáveis", numa casa "que prepara todos os seus estudantes a serem mais do que estudantes".

A sessão solene contou ainda com a conferência da Diretora–Geral da Saúde, Graça Freitas.

Reveja a sessão solene do Dia da FFUC aqui:

Eis o que pode fazer:

Eis o que pode fazer: