Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação celebra 43 anos de conquistas

Crescimento a nível nacional e internacional em destaque na sessão solene de aniversário da FPCEUC.

Ana Bartolomeu
KP
Karine Paniza
07 novembro, 2023≈ 3 mins de leitura

© UC I DCOM

O número não é redondo, mas "reflete já uma longa história em crescendo", considera o Reitor da Universidade de Coimbra (UC), Amílcar Falcão. Na sessão comemorativa dos 43 anos da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da UC (FPCEUC) foram destacadas as conquistas alcançadas pela FPCEUC, num percurso de sucesso a vários níveis.

"Os números não mentem" e na FPCEUC não restaram vagas por preencher no Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior. Para Amílcar Falcão, o elevado nível de atratividade junto dos jovens e os progressos no campo da investigação tornam a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da UC uma "referência nacional e internacional".

"Ficar na história por ter feito a diferença" é a ambição da FPCEUC, nas palavras da diretora da instituição, Maria Paula Paixão. "É verdade que entre nós existem perspetivas diversas", revela a responsável, "mas isso é uma força, não é uma fraqueza". Maria Paula Paixão considera que esta diversidade de opiniões impulsiona o crescimento e promove "um ambiente inclusivo que celebra a inovação e a criatividade".

"A FPCEUC é a única faculdade que leciona e faz investigação nas três áreas das ciências sociais e humanas: Psicologia, Ciências da Educação e Serviço Social", reforça a diretora. Esta singularidade permite "a multidisciplinaridade e a criação de parcerias internas que outras faculdades congéneres não têm", conclui Maria Paula Paixão.

Eis o que pode fazer:

"A nossa Faculdade tem dado provas de um desempenho excepcional e de qualidade, consolidado nos domínios do ensino, empregabilidade, internacionalização, investigação e desenvolvimento académico", acrescentou a Presidente da Assembleia da FPCEUC, Maria João Seabra Santos, tomando como exemplo os bons lugares alcançados nos últimos rankings internacionais que avaliam as instituições de ensino superior.

Durante a sessão solene comemorativa dos 43 anos da FPCEUC, que decorreu no Anfiteatro Joaquim Ferreira Gomes, foi também atribuído o Prémio Professora Doutora Luísa Morgado. Alice Murteira Morgado venceu a primeira edição com o trabalho "Positive developmental trajectories after potentially traumatic experiences: Assessing and understanding individual meaning to promote healthy development".

O programa comemorativo tem como convidada especial a psicóloga social neerlandesa Jolanda Jetten, docente e investigadora da Universidade de Queensland (Austrália), no domínio da psicologia social das desigualdades e da psicologia social da saúde.

As comemorações terminam a 9 de novembro com uma homenagem ao professor Valentim Alferes, para assinalar a doação de parte do seu espólio bibliográfico à Biblioteca da FPCEUC.

O programa completo pode ser consultado aqui.