FEUC acolhe exposição "Os Rapazes dos Tanques"

As fotografias de Alfredo Cunha, um dos grandes fotógrafos portugueses, permitem um regresso ao passado da Revolução popular que abriu caminho à transição democrática em Portugal.

FF
FEUC
24 abril, 2023≈ 3 mins de leitura

A Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) acolhe nos seus espaços, entre abril e junho de 2023, a exposição Os Rapazes dos Tanques que celebra o 25 de abril, num momento em que em torno desta data marcante da nossa vida democrática se comemoram 49 anos.

Da autoria de Alfredo Cunha, a exposição Os Rapazes dos Tanques oferece imagens exclusivas (gentilmente cedidas pelo Centro Português de Fotografia) dos homens que estiveram frente a frente no Terreiro do Paço e no Largo do Carmo em 25 de abril de 1974. As fotografias de Alfredo Cunha, um dos grandes fotógrafos portugueses, permitem um regresso ao passado da Revolução popular que abriu caminho à transição democrática em Portugal e revisitar uma panóplia de rostos de tensão, esperança e alegria. O seu trabalho de fotógrafo, patente em inúmeras exposições individuais e coletivas, bem como em livros e catálogos, valeu-lhe diversas distinções profissionais e a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique, em 1995.

Esta exposição insere-se nas celebrações dos 50 anos da FEUC, que decorrem desde 2 de dezembro de 2022 até 2 de dezembro de 2023.

Como afirma o diretor da FEUC, Álvaro Garrido, “nos 50 anos da FEUC e no momento em que também se comemoram os 50 anos da revolução popular do 25 de abril, estas imagens são um lugar de memória da Democracia que soubemos construir, um apelo de cidadania e uma voz de combate contra o esquecimento”.

Partilhe