FLUC recebe o terceiro Encontro A Europa no Mundo

20 março, 2015≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

O papel da Europa no mundo volta a ser tema de debate na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). O terceiro encontro A Europa no Mundo, organizado pelo Centro de Estudos Interdisciplinares do Século 20 (CEIS20) e pelo Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, realiza-se entre 23 e 24 de março e tem como tema principal a segunda Guerra Mundial.

O encontro anual reúne investigadores e docentes nacionais e internacionais para falar sobre “a desconstrução da Europa entre 1939 e 1945”, revela uma das organizadoras, Maria Manuela Tavares Martins. A docente da FLUC recorda que o primeiro encontro se debruçou sobre “o período dos fins do século XIX início do século XX”, já o segundo encontro – que se realizou em 2014 – teve como tema a primeira Guerra Mundial. “Este ano acabámos por preferir o período da segunda Guerra”, conta. A reflexão e o debate de questões “estratégicas, militares, dos movimentos de resistência ou a questão dos exilados um pouco por toda a Europa”, são alguns dos pontos em cima da mesa.

O evento tem um “carácter multidisciplinar”, adianta ainda Maria Manuela Tavares Ribeiro, e por isso conta com “a participação de vários professores e investigadores nacionais e internacionais” para analisar os temas a 23 e 24 de março, na FLUC.

Para conhecer o programa completo do encontro veja aqui: Programa III Encontro WEB