FPCEUC promove série de eventos dedicados à investigação interdisciplinar na área da psicologia

A primeira iniciativa da série tem lugar no próximo dia 8 de outubro, às 09h30, no Anfiteatro da FPCEUC.

MF
Milene Santos (com FPCEUC)
04 outubro, 2021≈ 3 mins de leitura

A Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC) está a promover uma série de eventos dedicada aos novos horizontes interdisciplinares na área da pesquisa psicológica, intitulada New Interdisciplinary Horizons in Psychological Research Series (NeoPsych).

A primeira sessão da série tem lugar já na próxima sexta-feira, dia 8 de outubro, no Anfiteatro da FPCEUC, sob o título "The Role of Molecular and Animal Neuroscience in Psychological Research".

O programa do evento conta com um painél de oradores nacionais e internacionais de relevo na área em causa. A abertura, pelas 09h30, estará a cargo de Jorge Almeida, co-organizador da iniciativa e docente da FPCEUC; e da Diretora da FPCEUC, Paula Paixão. O encerramento, previsto para as 16h00, contará com a intervenção da Vice-Reitora da Universidade de Coimbra para as áreas da Investigação e 3.º Ciclo, Cláudia Cavadas.

"Vamos juntar na Universidade de Coimbra alguns dos mais conceituados investigadores para que possamos desenvolver investigação competitiva na área da Psicologia em Portugal", refere Jorge Almeida, que viu em 2019 a sua investigação ser financiada com 1.8 milhões de euros.

Trata-se do primeiro de três encontros da iniciativa. "Este primeiro encontro vai focar-se no papel da Neurociência animal e molecular, bem como a psicologia comparativa para a investigação em Psicologia.", conta Óscar Gonçalves professor catedrático e coorganizador da iniciativa. "No futuro vamos ainda abordar temas como a inteligência artificial e a neurociência computacional, bem como a Neurociência cognitiva e neuroimagem", indica.

A iniciativa vai permitir fortalecer a investigação na Universidade de Coimbra. "Esta iniciativa tem uma grande relevância para a procura de novos caminhos, áreas de excelência e confluência interdisciplinar entre a Psicologia e outras ciências naturais e tecnologias dentro e fora da universidade de Coimbra" referiu ainda Paula Paixão, Diretora da FPCEUC.

O evento vai ter transmissão em direto. A participação é gratuita com inscrição obrigatória.

A série de eventos terão grande visibilidade internacional (pelos oradores) e considerável impacto interdisciplinar. A séria foi financiada externamente pela Internation Brain Research Organization (IBRO).

Programa completo do evento: https://neopsychcoimbra.wordpress.com/program/

Mais informações sobre a série New Interdisciplinary Horizons in Psychological Research Series aqui.