“História da Química em torno de Vicente Seabra” no Museu da Ciência

23 março, 2016≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra vai receber, nos dias 1 e 2 de abril, o colóquio “História da Química em torno de Vicente Seabra”.

O colóquio tem como objetivo assinalar os 252 anos do nascimento de Vicente Seabra e os 226 anos da publicação dos seus “Elementos de Chimica”, o primeiro livro moderno de química escrito em português, cujo primeiro volume precedeu um ano a publicação do tratado de química de Lavoisier.

Durante os dois dias do colóquio vão realizar-se 16 palestras dadas por várias personalidades da Universidade de Coimbra mas também de universidades de Lisboa, Aveiro, Minho, Brasil, entre outros.

Vicente Coelho Seabra da Silva e Telles nasceu em Congonhas do Campo (Vila Rica, Minas Gerais, Brasil) em 1764. Veio a morrer em 1804, antes de completar quarenta anos, em Coimbra. Deixou uma assinalável e singular obra sobre química, física, agricultura e outros temas.

A memória da atividade científica e qualidade dos trabalhos de Seabra é atualmente assinalada pela Medalha Vicente Seabra, instituída pela Sociedade Portuguesa de Química em 2002 para premiar a alta qualidade, originalidade e autonomia do trabalho de investigação em Química desenvolvido em Portugal por um investigador de idade não superior a quarenta anos.

O colóquio insere-se na programação da 18ª Semana Cultural da UC dedicado ao tema “O Livro: No princípio, era o conhecimento”.

Programação completa do colóquio aqui.

Mais informação aqui.