Identidade coletiva da FEUC celebrada em dia da Faculdade

Homenagens a estudantes e corpo técnico, entrega de prémios e o lançamento de um livro comemorativo marcam o fim das celebrações dos 50 anos da FEUC, precisamente no dia do 51.º aniversário.

Mv
Marta Costa, Karine Paniza e Ana Bartolomeu (texto e vídeo)
P(
Paulo Amaral (fotografia)
02 dezembro, 2023≈ 3 mins de leitura

“A Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) está bem, volvidos 50 anos”. E, após “um ano letivo muito intenso” com a celebração de meia centena de anos de atividade, assinalou o 51.º aniversário, "como habitualmente se vê nos corredores, com dinâmica", sublinhou o diretor, Álvaro Garrido.

Dos "projetos fundamentais" referidos pelo responsável, muito foi feito. Entre "reforçar as condições de ensino" e o "processo inédito de aplicação de novos planos de estudos, reforçando áreas emergentes, como a sustentabilidade", Álvaro Garrido deixou também alguns desejos para o futuro: "que a FEUC se afirme mais ainda nas ciências económicas e empresariais". O diretor vai mais longe e garante que gostaria de ver "ampliar a investigação científica de qualidade, estimular a inovação pedagógica e reforçar o nosso contributo para o desenvolvimento da cidade, do País e do mundo". Não foi esquecida a expansão das instalações, algo que está para breve.

Em resposta, o Reitor da Universidade de Coimbra (UC), Amílcar Falcão, lembra que “aqui perto vai nascer a residência Luís de Camões”, garantindo que a UC está, em conjunto, a trabalhar na melhoria das instalações da FEUC.

Foi com agrado que o Reitor da UC felicitou a Faculdade de Economia. No último ano, a FEUC “deu mostras da sua pujança”, com a realização de iniciativas “de expressão, de pensamento e culturais”. Amílcar Falcão vê na Faculdade de Economia “um dinamismo bastante interessante”. “A FEUC está a fazer o seu caminho, está estável e está a consolidar um conjunto de reformas pedagógicas que são importantes”, acrescenta. “E esperemos que, daqui a um ano, estejamos a festejar mais um aniversário tão ou mais contentes do que estamos hoje”, desejou Amílcar Falcão.

Eis o que pode fazer:

Durante a sessão foi ainda apresentado um livro comemorativo que, de acordo com Álvaro Garrido, é “um instrumento de comunicação, mas sobretudo um instrumento de identidade coletiva”. A obra “50 anos, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra”, é uma edição coletiva que, ao longo de 12 textos e muitas imagens, pretende percorrer um pouco da história e memória institucional da FEUC.

A homenagem e distinções aos melhores estudantes do ano letivo também foi um ponto alto das comemorações. Foram entregues os prémios FEUC Exemplar, Mobilidade, Prémio Professora Doutora Ana Maria Rodrigues, Prémio Professor Doutor Pedro Nogueira Ramos, Prémio Fundação Eng.º António de Almeida para a melhor tese de doutoramento, Prémio FEUC Ensino e Prémio FEUC Ciência. O corpo técnico não foi esquecido, com uma longa ovação aos dois elementos em aposentação.

António Sampaio da Nóvoa foi o convidado a realizar a conferência de encerramento das comemorações dos 50 anos da FEUC, intitulada “A Universidade ainda tem futuro?”.

Mais informações sobre o dia da FEUC aqui.