Identidade local e gestão turística dos Sítios Património Mundial em destaque no 5.º Congresso UNESCO UNITWIN

O congresso internacional realiza-se de 18 a 22 de abril. As inscrições já se encontram abertas e há preços especiais para estudantes da UC.

15 março, 2017≈ 4 mins de leitura

© UC | Marta Costa

De 18 a 22 de abril, Coimbra recebe o 5.º Congresso UNESCO UNITWIN com o tema “Identidade local e gestão turística dos sítios Património Mundial – Tendências e Desafios”.

De acordo com a organização o congresso vai proporcionar “quer através de estudos de caso, quer do conhecimento e das reflexões trazidas pelos diferentes participantes, um enriquecimento para o estado do conhecimento em turismo, de forma a que se possa construir, em cada Sítio de Património Mundial uma identidade capaz de gerar processos que permitam a qualidade de vida das populações residentes, o marketing capaz de oferecer produtos culturais/patrimoniais de referência, e uma procura informada, envolvida e motivada para usufruir (entre o entretenimento e o desenvolvimento) de toda e qualquer parte da oferta dos Sítios de Património Mundial”.

O congresso está dividido em sete eixos temáticos: Singularidade e notoriedade em sítios classificados – Tendências e Desafios; Novo turismo e a relação com o património histórico material e imaterial – Gastronomia, Vinhos, Religião; Gestão de destinos e sustentabilidade em sítios património mundial; Animação turística e eventos culturais; As novas tecnologias na investigação e na gestão turística; Gestão do património de influência portuguesa no mundo; Território, rotas turísticas e paisagens culturais.

A conferência de abertura, que se realiza no dia 19 de abril pelas 10 horas, vai estar a cargo de Alexandre Panosso Netto da Universidade de São Paulo, Brasil, que vai abordar o tema “Desenvolvimento e Investigação em Turismo a partir de uma Perspectiva Latino-Americana”. A conferência de encerramento, marcada para a tarde de 20 de abril, vai contar com Hilary Du Cros , coordenadora sénior de investigação no Observatório para a Investigação em Culturas Locais e Criatividade em Educação, UNESCO, que vai falar sobre “World Heritage, glocality and local stakeholder readiness to see opportunities and deal with challenges”.

Pelo meio realizam-se várias sessões paralelas e mesas redondas, que vão contar com um painel internacional, e ainda algumas visitas guiadas ao património da zona centro.

As inscrições no Congresso já se encontram abertas e há preços especiais para estudantes da UC.

O Programa de Cátedras da UNITWIN/UNESCO, lançado em 1992, promove a cooperação e interligação entre universidades, a nível internacional, para reforçar as capacidades institucionais através da partilha de conhecimento e do trabalho colaborativo.

O Programa apoia o estabelecimento de Cátedras UNESCO e Redes UNITWIN em áreas chave prioritárias relacionadas com os domínios de competência da UNESCO – educação, ciências naturais e sociais e comunicação.

Consulte o programa completo do congresso aqui.

Inscrições e mais informações disponíveis aqui.