Projecto Bridging Musical Heritage representado em festival de música antiga

O Festival de Música Antigua de Úbeda y Baeza, que decorre até 9 de dezembro, é considerado um dos mais destacados festivais de música antiga espanhóis.

MC
Marta Costa
AB
Ana Bartolomeu
01 dezembro, 2023≈ 2 mins de leitura

© DR

Após uma primeira apresentação pública em abril, o projeto Bridging Musical Heritage vai estar em Ubeda, em Espanha, através da participação dos grupos O bando de Surunyo e Capella Sanctae Crucis.

O Festival de Música Antigua de Úbeda y Baeza, que decorre até 9 de dezembro, é considerado um dos mais destacados festivais de música antiga espanhóis.De acordo com o docente e investigador da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), Paulo Estudante, a participação vai ao encontro dos objetivos do projeto Bridging Musical Heritage, que pretende fazer "pontes a partir do repertório conservado na UC" e partilhar esse conhecimento no espaço europeu.

No festival, os grupos presentes pretendem continuar a promover a "disseminação de música do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, recuperada no âmbito do projeto".

Este conteúdo é reproduzido a partir de uma fonte externa e não está disponível porque o seu navegador tem os cookies bloqueados.

Eis o que pode fazer: aceder ao conteúdo na sua localização original ou ativar os cookies no navegador

Para além dos concertos, incluídos na programação do festival, os responsáveis do projeto, os docentes Paulo Estudante e José Abreu, vão estar na Universidad Internacional de Andaluzia, entre os dias 4 e 6 de dezembro, para participar no workshop "Reconstrução e interpretação de música ibérica". A iniciativa, conta Paulo Estudante, vai ser "uma oficina de reconstrução musical".

Concertos


6 de dezembro - 12h30 - Catedral de Baeza
O Bando de Surunyo com a participação de Ensemble La Danserye
Hugo Sanches, direção musical
Concerto participativo

“Que a las almas da vida”
Poéticas devocionales peninsulares en el Siglo de Oro

------

7 de dezembro - 12h30 - Igreja de S. Paulo, Ubeda
O Bando de Surunyo com a participação de Ensemble La Danserye
Hugo Sanches, direção musical
Concerto

Miel y Oro:
conexiones musicales peninsulares en el Siglo de Oro

------

8 de dezembro - 17h30 - Basílica de Santa María de los Reales Alcázares, Ubeda
Capella Sanctae Crucis
Tiago Simas Freire, direção musical
Concerto

“La zagala mas hermosa”: Misa de Nuestra Señora de la Natividad (Coímbra, 8 de septiembre de 1646)

Sobre o projeto


Bridging Musical Heritage terá uma terceira fase pública em Fevereiro de 2024, com o regresso ao Centro Cultural Miguel Delibes, em Valladolid, Espanha, desta feita com um concerto de Capella Sanctae Crucis.

O projecto termina em Junho de 2024, em Coimbra, com a apresentação de um concerto em que os dois grupos se juntam em palco.

Bridging Musical Heritage é uma plataforma criada a partir do trabalho de investigação realizado no âmbito do Mundos e Fundos / Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, que permitirá tornar acessível a todo o tipo de público, e não só ao público académico, a música recuperada do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra assim como do Mosteiro de Valladolid numa estreita colaboração com a Universidade daquela cidade espanhola. Nesse sentido, para além dos concertos e workshops, serão editados dois livros-disco assim como um documentário em vídeo que serão disponibilizados gratuitamente nas plataformas digitais de todo o mundo.

Partilhe