Orphika 2023: Feminae Cantus

O Coro Vox Ætherea colocou em destaque a figura da Mulher enquanto compositora, fonte de inspiração e intérprete de música coral.

AB
Ana Bartolomeu
KP
Karine Paniza
11 novembro, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

Onze vozes femininas ecoaram no alto da Igreja da Rainha Santa Isabel, no Convento de Santa Clara-a-Nova, para cerca de uma centena de pessoas. Inserido na programação do ciclo de música Orphika, Feminae Cantus apresentou um repertório totalmente dedicado à Mulher.

A primeira parte, com seis obras, "foi toda ela construída por compositoras mulheres", explica Susana Aires de Sousa, uma das vozes do Coro Vox Ætherea. Na segunda parte foram interpretadas duas obras de compositores homens "que fizeram peças relativas à mulher". Tropário de Kassiani, por exemplo, é uma peça musicada por um compositor contemporâneo, a partir de um texto escrito por uma monja do século IX "que marcou o seu tempo".

O concerto terminou com "uma peça dedicada à Nossa Senhora, intitulada Salve Regina". A também investigadora do Instituto Jurídico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (UC), considera ser um privilégio "fazer parte da Universidade e poder participar num ciclo de música que já se tornou numa marca da UC".

O Coro Vox Ætherea foi criado em 1999, numa época em que apenas existiam dois coros masculinos em Coimbra. Havia a "necessidade de ter algo na cidade que expressasse a voz feminina", conta uma das fundadoras, Fátima Carvalho. Começou como "um grupo de amigas que já tinham estado noutros coros", hoje são "uma pequena família".

Ao longo dos últimos anos, têm promovido a voz feminina na música sacra coral, desde o canto gregoriano até à música contemporânea. Feminae Cantus, assim como todas as atuações do grupo, procurou dar "espaço à voz feminina", conclui.

Feminae Cantos decorreu no Convento de Santa Clara-a-Nova, a 11 de novembro.

Consulte a programação completa do ciclo de música Orphika 2023.

Feminae Cantus

• Concerto • Música Erudita

• Convento de Santa Clara-a-Nova Igreja da Rainha Santa Isabel

Feminae Cantus – O Canto no Feminino é um espetáculo que enaltece a figura da Mulher na Música Coral enquanto compositora, fonte de inspiração e intérprete. Constituído por vozes femininas, o Coro Vox Ætherea foi criado em 1999, com o intuito de promover a execução de repertório coral para vozes iguais femininas, dedicando-se à música sacra coral, desde o canto gregoriano até à música contemporânea.

• Coro Vox Ætherea