Informar e debater sobre Ética, Integridade e Transparência para uma Universidade junta no combate à corrupção

A ação de sensibilização promovida pelo Gabinete de Auditoria e Prevenção de Riscos de Gestão da UC, juntou mais de 300 participantes no Auditório da Reitoria.

Marta Costa
Ana Bartolomeu
11 janeiro, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

Com o objetivo de debater como "detetar, prevenir e mitigar a corrupção", a ação de sensibilização "Ética, Integridade e Transparência - Juntos para Promover uma Cultura de Prevenção da Corrupção", promovida pelo Gabinete de Auditoria e Prevenção de Riscos de Gestão da Universidade de Coimbra (UC), juntou mais de 300 participantes no Auditório da Reitoria.

São "valores que fazem parte da matriz identitária da Universidade de Coimbra", afirmou o Vice-Reitor da UC, Luís Neves. De acordo com o responsável, os temas em debate "são transversais à nossa sociedade". Da estratégia nacional anticorrupção à importância das políticas de prevenção, passando pela corrupção e ética na investigação, os participantes ouviram vários oradores a debater um tema "importante, que está na ordem do dia, com impactos difíceis de quantificar", acrescentou a Presidente do Conselho Geral da UC, Gabriela Figueiredo Dias. "É fundamental que as instituições o abordem para contribuir para prevenir e mitigar a corrupção no nosso País", acrescentou.

Eis o que pode fazer:

O caso do Ensino Superior e a corrupção e as universidades estiveram também em discussão. "É preciso formação e educação. E é aqui que a Universidade tem um papel de relevância", adiantou ainda Gabriela Figueiredo Dias. "É preciso preparar hoje para atuar no futuro, e isso faz-se com uma cultura ética", garantiu.

A formação, que se realizou a 10 de janeiro, debruçou-se ainda sobre os direitos humanos e a agenda 2030 e contou com vários oradores de várias áreas do saber.

De acordo com o Reitor da UC, Amílcar Falcão, a Universidade de Coimbra pretendia “contribuir para uma maior consciencialização” para o tema. “Não basta olhar para [alguns] índices e ficarmos admirados e desconfortáveis. Não podemos agir com indiferença e a UC está a fazer o seu caminho e a ter o seu papel”, afirmou.

Eis o que pode fazer:

Ao destacar o Canal de Denúncia da UC, em funcionamento desde 2022, o Plano de Prevenção de Riscos de Gestão, Corrupção e Infrações Conexas também em vigor na UC e o Código de Ética e Conduta que está para publicação em Diário da República, o Reitor da UC lembrou ainda que a Universidade de Coimbra tem um plano de formação e vários “mecanismos adequados” na prevenção da corrupção.

O debate do tema da ética, transparência e integridade, no âmbito académico, é “fundamental”, sublinha ainda o responsável. “Pode-se sempre fazer melhor para aprender mais”, acrescentou Amílcar Falcão. O Reitor da UC deixou ainda o apelo para que “todos exerçam o direito e o dever” de estar atentos e “marcar a diferença”.

Para mais informações sobre a conferência "Ética, Integridade e Transparência - Juntos para Promover uma Cultura de Prevenção da Corrupção", veja aqui.