Universidade de Coimbra apresenta Código de Ética, Conduta e Integridade à comunidade

Documento reúne o "conjunto de princípios, valores, normas de conduta e de boas práticas por que deve pautar-se a atuação da UC".

Marta Costa
Ana Bartolomeu
22 setembro, 2023≈ 3 mins de leitura

© UC I Paulo Amaral

Com quase 20 páginas, o Código de Ética, Conduta e Integridade da Universidade de Coimbra (UC) é um documento "que vai nortear a nossa atuação enquanto membros da comunidade", garante o Vice-Reitor Luís Neves, responsável pela pasta dos Recursos Humanos e Serviços de Ação Social da instituição. "São princípios de bom senso, mas que às vezes temos alguma tendência de nos esquecer", explica, e daí a necessidade de colocar estas orientações éticas no papel.

A investigação tem um capítulo próprio, "uma área onde penso que estas matérias têm estado um pouco esquecidas", destaca o Vice-Reitor. No entanto, são situações que "não se resolvem por decreto". Luís Neves considera que devemos "agir de acordo com os principios que o código institui e com isso faremos, todos juntos, uma Universidade melhor".

O Código de Ética, Conduta e Integridade foi formalmente apresentado à Comunidade UC pelo grupo de trabalho responsável pela elaboração do documento. Presente para a última palavra da sessão, o Reitor da UC considera que "é um documento muito importante mas que cabe a cada um, civicamente, procurá-lo". Ao deixar uma "mensagem de confiança, independência e justiça", Amílcar Falcão defende que a procura da ética, conduta e integridade na UC "é um trabalho de todas e de todos" e que a "Comunidade UC deve trabalhar coletivamente desta forma".

O documento foi publicado em Diário da República em maio de 2023. A sessão de apresentação decorreu no Auditório da Reitoria, no início do ano letivo de forma a abranger também novos e novas estudantes.

O Código de Ética, Conduta e Integridade da Universidade de Coimbra pode ser consultado na íntegra aqui. Todas as informações referentes a este e outros assuntos tratados pelo Gabinete de Auditoria e Prevenção de Riscos de Gestão da UC podem ser encontradas em www.uc.pt/gaprg/