Iniciativa O Jardim vai à Escola já começou

Nas sessões, os alunos do ensino básico vão descobrir quais as espécies emblemáticas do Jardim Botânico, os seus cheiros e cores ao longo das estações, e a sua evolução ao longo dos 250 anos de história do JBUC.

JJ
JBUC
28 janeiro, 2022≈ 3 mins de leitura

© DR | JBUC

No ano em que celebra os 250 anos da sua fundação, o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC) vai dar-se a conhecer aos alunos e professores do 1.º ciclo do Ensino Básico das escolas do concelho de Coimbra. As sessões tiveram início hoje, 28 de janeiro, na EB1 de Almalaguês e a primeira sessão contou com a presença da Diretora do Jardim Botânico, Teresa Girão, e da vereadora da Educação da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Ana Cortez Vaz. A colaboração entre as duas instituições, JBUC e CMC, veio possibilitar a saída do Jardim para fora dos seus muros, e o contacto próximo com as escolas do concelho.

O projeto “O Jardim vai à Escola” consiste em sessões de divulgação do Jardim Botânico nas escolas do 1.º ciclo do Ensino Básico, com o objetivo de despertar a curiosidade dos mais novos para o mundo das plantas. Pretende-se ainda possibilitar visitas das escolas ao JBUC “num futuro próximo, permitindo que os alunos tenham um contacto direto com as coleções”, salienta a diretora do JBUC, Teresa Girão.

Nas sessões, os alunos vão descobrir quais as espécies emblemáticas do Jardim Botânico, os seus cheiros e cores ao longo das estações, e a sua evolução ao longo dos 250 anos de história do Jardim.

Com a programação a incluir visitas sempre às sextas-feiras de manhã, a primeira escola a receber a iniciativa foi a Escola Básica do 1º ciclo (EB1) de Almalaguês.

Na primeira-fase deste projeto estão incluídas as EB1 do Ameal e Arzila (04 de fevereiro), de Taveiro (11 de fevereiro), de Torres do Mondego (18 de fevereiro), Vera Cruz e Vila Verde (25 de fevereiro), de São Martinho de Árvore (04 de março), de Marmeleira (11 de março), de Larçã e Sargento-Mor (18 de março) e de Souselas (25 de março).

De abril a junho está prevista a visita à EB1 de Antuzede (01 de abril), de São João do Campo (08 de abril), de Bairro Azul (22 de abril), de São Silvestre (29 de abril), de Brasfemes (06 de maio), de Vendas de Ceira (13 de maio e 20 de maio), de Feteira (20 de maio), de Casconha (27 de maio e 03 de junho) e da Palheira (24 de junho).

Para a segunda fase do projeto, ainda por agendar, vão ser incluídas as escolas das freguesias/união das freguesias de Trouxemil e Torre de Vilela; Eiras e São Paulo de Frades; Santa Clara e Castelo Viegas; São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades; Sé Nova, Santa Cruz, Almedina e São Bartolomeu; e de Santo António dos Olivais.