Já começou a 1.ª edição da Semana Aberta da UC

A iniciativa decorre no Estádio Universitário até sábado, dia 29 de abril, e é dirigida a estudantes do Ensino Secundário e à população adulta interessada em prosseguir estudos superiores.

AB
Ana Bartolomeu
CR
Catarina Ribeiro
27 abril, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

Às dez da manhã chegaram os primeiros visitantes à Semana Aberta da Universidade de Coimbra (UC). “Está a ser interessante”, conta Leonor Castanheira, da Escola Profissional e de Desenvolvimento Rural do Baixo Mondego, em Montemor-o-Velho. “É uma grande ajuda para quem ainda não sabe o que quer seguir”. O colega Filipe Xavier Carvalho concorda, pois “às vezes não pensamos em ir para a universidade e aqui até se encontram novos cursos que podem interessar”.

Maria João Pinho, da Escola Básica e Secundária de Fajões, em Oliveira de Azeméis, traz consigo uma indecisão “entre bioquímica e engenharia de gestão industrial”. A Semana Aberta da UC surge como uma oportunidade para esclarecer dúvidas, dado que “tanto eu como os meus colegas ainda estamos um pouco indecisos na escolha do curso que queremos seguir”, acrescenta a aluna do 12.º ano.

A Semana Aberta da UC procura dar a todos os interessados em ingressar no Ensino Superior “a possibilidade de fazer uma escolha verdadeiramente informada”, esclarece a Vice-Reitora da UC para o Ensino e a Atratividade, Cristina Albuquerque. Nesta primeira edição contam-se já mais de 800 inscrições, que apenas são obrigatórias para as atividades paralelas. Para visitar “podem apenas aparecer”, convida a Vice-Reitora da UC. “Esta Semana Aberta, como lhe chamamos, é verdadeiramente aberta a todos.”

Eis o que pode fazer:

No Pavilhão 1 do Estádio Universitário de Coimbra, estão representadas as oito faculdades da Universidade de Coimbra. “A principal preocupação dos estudantes tem a ver com as condições de acesso aos cursos, quais são as disciplinas a que devem fazer exames, qual foi a média do último ano”, descreve Marco Pereira, Subdiretor para a área da investigação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da UC. Além dos esclarecimentos sobre o plano curricular, também se procura dar a conhecer a vida académica, “o teatro, a Desconcertuna e as outras iniciativas do Núcleo de Estudantes.”

Com desenhos e maquetas, apresenta-se o Departamento de Arquitetura (DARQ) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC. “São momentos importantes para o futuro do Departamento”, defende Luís Miguel Correia, Diretor do DARQ, “e por isso temos aprimorado as nossas apresentações”. A Semana Aberta da Universidade de Coimbra é também um meio para as faculdades divulgarem os novos cursos, como o mestrado em Exercício e Saúde, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física (FCDEFUC). “Muita gente não tem noção da quantidade de mestrados que a nossa faculdade tem”, conta Juliana Gomes, do Núcleo de Estudantes da FCDEFUC.

Eis o que pode fazer:

Os visitantes são também esclarecidos sobre a vertente de investigação e a relação de cada curso com o mercado de trabalho. Em paralelo, decorrem palestras que dão a conhecer a fundo a experiência de estudar na UC, abordando temáticas como atividades fora da sala de aula, apoios sociais, empregabilidade ou programas de mobilidade.

Nos próximos dias, acontecem, por exemplo, palestras sobre como fazer uma candidatura ao ensino superior (dia 28, pelas 11 horas, com a presença da Vice-Reitora da UC para o Ensino e a Atratividade, Cristina Albuquerque, e da Diretora de Serviços de Acesso ao Ensino Superior da Direção-Geral do Ensino Superior, Mafalda da Costa Macedo) e sobre os apoios da Universidade de Coimbra (dia 29 de abril, pelas 14 horas, com a participação do Administrador dos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra, Leonardo Vicente, e do Diretor de Serviços de Apoios Sociais da UC, José Dias).

O programa completo da Semana Aberta da UC está disponível em https://estudarnauc.uc.pt/semana-aberta/.