Já está em vigor o Regulamento de Prestação de Serviço dos Docentes da UC

A principal novidade consiste na introdução de perfis diferenciados de docentes.

22 maio, 2017≈ 3 mins de leitura

Foi publicado no Diário da República, a 19 de maio, o “Regulamento de Prestação de Serviço dos Docentes da Universidade de Coimbra”, previsto no Estatuto da Carreira Docente Universitária desde a revisão de 2009. O texto agora publicado resulta de cerca de quatro anos de debate, interno e com os sindicatos, refletindo a versão final profundas alterações resultantes desse processo.

A principal novidade consiste na introdução de perfis diferenciados de docentes, reconhecendo que a participação na vida da instituição tem conformações diversas. Assim, surgem vários perfis: um perfil de investigação no qual os docentes podem ter um serviço letivo muito reduzido, permitindo uma dedicação maior à investigação, e um perfil clínico direcionado àqueles que têm de passar parte relevante do seu tempo em serviço assistencial hospitalar, no qual há uma redução similar do serviço letivo.

No futuro poderão vir a ser definidos outros perfis, permitindo que cada docente da UC desenvolva ao máximo o seu potencial.

No regulamento são ainda definidas as regras de contabilização do serviço docente e reguladas as remunerações adicionais, as equiparações a bolseiro com e sem vencimento, a acumulação de funções tanto para os que estão em dedicação exclusiva como para os que estão em tempo integral, e a assiduidade.

Consulte aqui o Regulamento de Prestação de Serviço dos Docentes da UC.