Lançada versão beta da plataforma multilíngue de ciência aberta GoTriple

A plataforma de descoberta, desenvolvida pelo projeto TRIPLE, é um serviço que tem foco nas Ciências Sociais e Humanidades.

MS
Milene Santos (com UC Open Science)
19 outubro, 2021≈ 4 mins de leitura

Está oficialmente lançada a versão beta da plataforma de descoberta para as Ciências Sociais e Humanidades, GoTriple. A plataforma oferece um ponto único de acesso para a descoberta e a reutilização de recursos de investigação relevantes para uma variedade de disciplinas que se localizam sob o guarda-chuva das Ciências Sociais e Humanidades: publicações e dados de investigação, descrições de projetos e perfis de investigadores são automaticamente importados de agregadores e fornecedores de fontes, enriquecidos semanticamente e ligados ao GoTriple.

A plataforma permite aos utilizadores:

- Descobrir e reutilizar recursos académicos das Ciências Sociais e Humanidades em nove línguas europeias (croata, inglês, francês, alemão, grego, italiano, polaco, português e espanhol), os quais estão atualmente espalhados através de repositórios locais e de disciplinas específicas;

- Encontrar e conectar com outros investigadores e projetos através de fronteiras de disciplinas, culturas e idiomas;

- Fazer uso de ferramentas e serviços inovadores para apoiar a investigação, a visualização de resultados de pesquisa, a anotação na web, recomendações personalizadas e relacionamento social;

- Explorar novas formas de financiamento da investigação, como o crowdfunding (financiamento colaborativo).

Funcionalidades da versão beta

O primeiro protótipo da plataforma GoTriple já contém mais de 6 milhões de itens (atualmente, publicações) disponíveis para serem explorados.

A plataforma atualmente permite pesquisas multilíngues, o que significa que o utilizador pode encontrar publicações numa língua específica usando palavras-chaves em um dos nove idiomas disponíveis na plataforma.

Outras funcionalidades disponíveis no lançamento Beta são: pesquisa de publicações e de autores, filtragem de resultados por tipo de publicação, autor, ano e disciplina, além do acesso à página original do documento para o download de itens disponíveis.

Pode também espreitar alguns dos serviços inovadores da plataforma, como:

- O Sistema Visual de Descoberta, que permite ter uma visão geral dos seus resultados de pesquisa e analisar tendências de investigação;

- Uma primeira versão do Sistema de Recomendação, que atualmente fornece aos utilizadores recomendações personalizadas sobre publicações relacionadas com as suas pesquisas prévias.

A plataforma estará aberta para testes de usabilidade antes do final de 2021, e todos os membros da comunidade das Ciências Sociais e Humanidades serão convidados para revisar a plataforma e oferecer feedbacks. Se quiser ser informada(o) sobre a possibilidade de testagem da plataforma, tone-se membro da comunidade de utilizadores do projeto TRIPLE e inscreva-se na lista de emails da comunidade TRIPLE.

Próximos passos

O lançamento da versão Beta+, esperada para março de 2022, contará com uma interface mais estável, permitindo pesquisas por bases de dados, projetos de investigação e perfis de investigadores, além das publicações. A plataforma GoTriple também vai oferecer mais funcionalidades relacionadas com os serviços inovadores da plataforma, como o Sistema de Anotação (Annotation System), o Sistema de Construção de Confiança (Trust Building System) e a plataforma de financiamento colaborativo (Crowdfunding Platform).

Aceda já e conheça a versão beta da plataforma GoTriple: gotriple.eu.

Vídeo promocional GoTriple

Eis o que pode fazer:

Sobre o projeto

A plataforma GoTriple é desenvolvida como parte do TRIPLE, um projeto financiado sob o programa Horizonte 2020, com aproximadamente 5,6 milhões de euros por uma duração de 42 meses (2019-2023). Ela será o Serviço de Descoberta do OPERAS, a Infraestrutura de Investigação que apoio a comunicação de ciência aberta nas Ciências Sociais e Humanidades na Área Europeia de Investigação. A plataforma foi desenhava para ser integrada e para enriquecer os serviços da Nuvem Europeia de Ciência Aberta (EOSC) para as comunidades das Ciências Sociais e Humanidades. A Universidade de Coimbra é membro da infraestrutura OPERAS e do projeto TRIPLE.

Nos próximos meses, a equipa do projeto TRIPLE irá oferecer atualizações sobre as especificações da plataforma, os planos para ingestão de conteúdos e os serviços inovadores.

Para mais informações detalhadas, visite o website do projeto TRIPLE em: gotriple.eu.

Acompanhe tudo sobre Ciência Aberta em UC Open Science.