Lançamento da obra “Investigação Operacional em ação – casos de aplicação”

11 dezembro, 2014≈ 4 mins de leitura

Na próxima segunda-feira, dia 15 de dezembro, pelas 18 horas, na Sala Francisco Sá de Miranda da Casa da Cultura de Coimbra, será apresentada a obra Investigação Operacional em ação – casos de aplicação, da coordenação de Rui Oliveira e José Soeiro Ferreira. A apresentação da obra, editada pela Imprensa da Universidade de Coimbra, estará a cargo de Carlos Moreira da Silva.

A obra integra uma coleção de casos de aplicação da Investigação Operacional (IO) em Portugal, relatando atuações reais com forte ligação empresarial que constituem um complemento à formação académica tradicionalmente mais enfocada na resolução de “canned problems”.

Os casos selecionados apresentam uma abrangente diversidade temática em termos de objetos de estudo (desde o setor dos serviços até à agricultura e pescas, passando pela indústria, logística e transportes), ao mesmo tempo que cobrem um largo espetro em termos de métodos de IO e técnicas resolutivas empregues.

Estes casos de aplicação da IO em Portugal ilustram bem o carácter transversal e a multidisciplinaridade que, desde os seus primórdios, caraterizam a IO e sua capacidade para responder aos desafios que o mundo real, nos mais diversos contextos, nos coloca, desenvolvendo formulações ajustadas ao problema em apreço e explorando métodos e técnicas analíticas que permitem, de forma objetiva e cientificamente fundamentada, comparar os méritos das soluções alternativas e otimizar decisões.

Pretende-se com este livro contribuir para a divulgação e promoção da IO junto de gestores e decisores, expondo o potencial desta ciência aplicada para abordar situações desafiantes e complexas. Mas também para professores e, sobretudo, estudantes destas matérias, alargando os seus horizontes para além dos exercícios tipicamente utilizados nas aulas, motivando-os e dando-lhes oportunidade para explorar abordagens alternativas aos casos reais apresentados.

Sobre os autores
José Soeiro Ferreira. Professor Associado com Agregação da FEUP – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, DEGI – Departamento de Engenharia e Gestão Industrial. Investigador e Responsável de projetos do INESC TEC – Tecnologia e Ciência, CESE – Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais. Doutorado (PhD) em Investigação Operacional (DTU – Technical University of Denmark). Licenciado em Engenharia Eletrotécnica (FEUP). Foi Presidente da APDIO – Associação Portuguesa de Investigação Operacional. Sócio da APDIO e do INFORMS – Institute for Operations Research and the Management Sciences.
Rui Carvalho Oliveira. Professor Associado do Instituto Superior Técnico (IST) e investigador do CESUR, tem realizado trabalho de investigação, projecto e consultoria centrado no desenvolvimento de formulações, modelos e instrumentos avançados de apoio à decisão aplicados nomeadamente no domínio dos sistemas industriais, logísticos e de transporte. Doutorado em Engenharia de Sistemas (IST), MSc. em Management Science and Operational Research (Business School da Universidade de Warwick – Inglaterra) e licenciado em Engenharia Civil (IST). É Presidente do Conselho de Auditoria e foi anteriormente Vice-Presidente da APDIO.
Partilhe