Luisa Cunha no Laboratório de Curadoria do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra

A exposição "Body Corner" apresenta um conjunto de sete obras, duas das quais inéditas, sob vários suportes, do som à fotografia, onde a artista Luisa Cunha explora as questões do corpo e do espaço.

25 fevereiro, 2016≈ 5 mins de leitura

© Laboratório de Curadoria

“Body Corner” é o nome da exposição da artista Luisa Cunha que vai inaugurar o Ciclo “Corpo Cinemático” do Laboratório de Curadoria do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra (CAUC). A exposição inaugura a 3 de março pelas 18 horas.

A artista apresenta nesta exposição uma viagem que transita da voz para o corpo através dos vários suportes. A viagem é iniciada com o som, passando pela performance e terminando em duas fotografias e uma instalação. “Body Corner”, “À Altura da Artista” (2016) e “Paper in the  Wall” (2016) são três obras inéditas, apresentadas pela artista, que convidam o visitante à sua própria reflexão. Essa reflexão é uma  preocupação constante e,nela, o tema do corpo e do espaço são centrais. Mas é também um convite à participação por parte do espetador através de obras que o comandam, como com “Field of View” (2010), ou o interpelam, como com “É Aqui!” (2008).

Com curadoria das alunas do Mestrado em Estudos Curatoriais pelo CAUC, a exposição “Body Corner” é o primeiro momento do Ciclo Corpo Cinemático, que vai envolver também, em futuras exposições, os alunos do Mestrado de Audiovisual da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e o artista Vasco Araújo.

A exposição tem entrada livre e vai estar aberta de 4 de março a 1 de abril. Pode ser visitada às segundas, quartas e sexta-feiras entre as 14h e as 18h.

Sobre o Ciclo de Exposições “Corpo Cinemático”

Em estreita colaboração e diálogo com os artistas, este ciclo é composto por três exposições: duas com artistas individuais e uma coletiva, em parceria com a Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. “Corpo Cinemático” pretende ser uma reflexão sobre as questões da diversidade de expressão do corpo e do seu movimento, bem como as suas limitações num espaço, através de vários suportes, apresentando-se um desafio não só para os artistas como também para os alunos de mestrado envolvidos.

Sobre o Laboratório de Curadoria

O Laboratório de Curadoria é um espaço de experimentação curatorial situado no Colégio das Artes da Universidade de Coimbra. Surge da necessidade de complementar a formação teórica dos alunos de mestrado com o exercício prático da atividade curatorial. O desenvolvimento do Laboratório é a principal atividade dos alunos do Mestrado de Estudos Curatoriais no Seminário de Curadoria.

Sobre Luisa Cunha

Nasceu em 1949 em Lisboa, onde vive e trabalha. Concluiu o Curso Avançado de Escultura no AR.CO – Escola de Artes Visuais, Lisboa. Em 1994 foi a artista-residente convidada a participar na
1.ª Academia Internacional de Verão para Artistas Plásticos, no Convento da Arrábida. De 1994 a 1997 foi professora de Escultura no AR.CO – Escola de Artes Visuais em Lisboa. Tem desenvolvido a sua obra utilizando como suportes o som, o texto, o desenho, a fotografia, o vídeo e a escultura, servindo-se continuamente da palavra, sob as mais diferentes perspetivas.
Entre os projetos em que participou destacam-se: “Peninsulares”, Galeria Antoni Estrany, Barcelona, 1995; “Jornadas de Arte Contemporânea”, Palácio do Freixo, Porto, 1996; “Bienal de Sidney”,
2004; “The Invisible Show”, Granada e no MARCO – Museu de Arte Contemporânea, Vigo, Espanha em 2006; “Stream”, “Whitebox”, Nova Iorque, 2007; “Luísa Cunha – Exposição Antológica”, Fundação de Serralves, 2007; “The Invisible Show”, Center for Contemporary Art, Tel Avive, Israel, 2007; “I’m Not Here”. “An Exhibition Without Francis Alys”, De Appel Arts Center, Amsterdão, 2010; “Liberdade e tensão”, CAM, “Fundação Calouste Gulbenkian”, Lisboa, 2015, “Peninsulares”.

Facebook do Laboratório de Curadoria, aqui.
.