Colóquio Internacional dá palco a Mário Cesariny

Homenagem a Mário Cesariny decorre no Colégio das Artes a 6 e 7 de novembro.

MC
Maria Cano
AB
Ana Bartolomeu
03 novembro, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

“Em todas as ruas te encontro/ em todas as ruas te perco/ conheço tão bem o teu corpo/ sonhei tanto a tua figura/ que é de olhos fechados que eu ando/ a limitar a tua altura”. Artista multifacetado e militante do Surrealismo, Mário Cesariny começou cedo a escrever, pintar e desenhar.

Para assinalar o centenário do nascimento do poeta realiza-se, nos dias 6 e 7 de novembro, o colóquio internacional “A Arte em revolução na poesia de Mário Cesariny e a Mitografia Camoniana”. A iniciativa decorre na Sala dos Atos Públicos do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra (UC).

“Mário Cesariny foi uma grande figura do século XX, seja nas artes plásticas, como no mundo da literatura e da poesia em particular”, refere a investigadora do Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos (CIEC) da UC, Maria Bochicchio. A investigadora integra a comissão organizadora do evento, juntamente com o diretor do Colégio das Artes, Pedro Pousada.

Este conteúdo é reproduzido a partir de uma fonte externa e não está disponível porque o seu navegador tem os cookies bloqueados.

Eis o que pode fazer: aceder ao conteúdo na sua localização original ou ativar os cookies no navegador

O objetivo é redescobrir o artista em diferentes momentos. Destaque para o colóquio, que conta com a intervenção “do maior especialista a nível mundial” da obra de Cesariny, Perfecto Cuadrado. Há também uma exposição “que vai revelar fotografias e pinturas inéditas” e ainda uma "performance sobre a poesia recente de Mário Cesariny”, acrescenta Maria Bochicchio.

Organizado pelo CIEC e pelo Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, em colaboração com a Cátedra Mário Cesariny da Universitat de les Illes Balears, a Fundação Cupertino de Miranda e a Casa Museu Elysio de Moura, o colóquio vai juntar especialistas de poesia, literatura e artes plásticas.

Para mais informações, consulte o programa do evento.

Partilhe