Manuel Göttsching no concerto de aniversário da RUC

Trinta e cinco anos depois da sua gravação, E2-E4 é apresentado na íntegra no TAGV para assinalar os 30 anos da RUC.

02 março, 2016≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

E2-E4, “considerada a jogada inicial de xadrez mais popular no mundo, onde se joga o peão à frente do rei”. E é também o nome do álbum que Manuel Göttsching leva ao Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) para o concerto do trigésimo aniversário da Rádio Universidade de Coimbra (RUC).

É uma oportunidade inédita

O diretor do departamento de programação da RUC revela que o objetivo “trazer uma figura importante para a música” e, ao mesmo tempo, um nome que não fosse “completamente óbvio”. Francisco Monteiro conta que Manuel Göttsching, enquanto “figura proeminente da cena musical alemã”, vem apresentar o E2-E4 que “representa o passado e o presente da música, uma transição que influenciou gerações de artistas”.

“Esperamos um TAGV esgotado como o Manuel Gottsching merece”, adianta Francisco Monteiro. “É uma oportunidade inédita”, acredita o responsável, que considera ser mais um passo na afirmação do trabalho da RUC, ao “fazer uma pegada histórica na divulgação cultural e musical em Coimbra”.

Para além do concerto, a RUC leva Manuel Göttsching ao Museu da Ciência para uma conversa, com início marcado para as 18h30. O diretor do departamento de Programação adianta que vai ser “uma conversa sobre o krautrock e a cena de Berlin” e a sua influência no E2-E4, um álbum “que é extremamente metódico”. “Vê-lo falar, para quem gosta de música, será de certeza uma boa experiência”, afirma Francisco Monteiro.

 

 

O concerto está marcado para sexta-feira, 4 de março, no Teatro Académico de Gil Vicente, pelas 21h30. Mais informação sobre o evento aqui ou aqui.

 

Pode conhecer toda a programação em uc.pt/semanacultural e ainda através do facebook da 18ª Semana Cultural, aqui.

Partilhe