Melhores alunos distinguidos nos prémios UC à Frente

Provenientes de 12 distritos e uma região autónoma, foram entregues 32 prémios UC à Frente e cerca de 50 prémios de Mérito 2022/23.

MC
Marta Costa
AB
Ana Bartolomeu
14 abril, 2023≈ 3 mins de leitura

© UC l Paulo Amaral

Mariana Valado Pereira veio da Escola Secundária Avelar Brotero, em Coimbra, e ingressou na Licenciatura em Engenharia Informática na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (UC). Já Gonçalo Monteiro Leite, da Escola Básica e Secundária Coelho e Castro de Santa Maria da Feira, ingressou na Licenciatura em Psicologia da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da UC.

Englobam o grupo de 32 estudantes, provenientes de vários pontos do País, que entraram na Universidade de Coimbra - em Licenciatura ou Mestrado Integrado - com nota de candidatura igual ou superior a 18 valores e que selecionaram a UC como primeira opção. Os Prémios UC à Frente foram entregues pelas mãos do Reitor da UC, Amílcar Falcão, e da Vice-Reitora para o Ensino e Atratividade, Cristina Albuquerque, numa cerimónia que decorreu no Auditório da Reitoria.

Gonçalo Leite classifica como "um orgulho" receber o prémio, mas alerta, "sentir orgulho é normal, mas devemos evitar a estagnação". Apesar do valor que dá ao galardão, defende que o melhor prémio "é estudar na UC, uma instituição de prestígio". "É uma honra frequentar a Alma Mater, não há mãe que nutra tão bem os seus filhos", concluiu Gonçalo Leite. Ideia partilhada por Mariana Pereira que reconhece o Prémio UC à Frente como "uma recompensa pelo esforço e trabalho que muitas vezes passa despercebido". A estudante da FCTUC deixou um apelo aos colegas para que "aproveitem o tempo, deixem marcas e sejam inesquecíveis".

Eis o que pode fazer:

Foi de braços abertos que o Reitor da UC, Amílcar Falcão, se dirigiu aos premiados, dando-lhes as boas-vindas "à familía" UC. "Não somos uma universidade perfeita, mas estamos cá para melhorar", garantiu. De acordo com Amílcar Falcão, "não é possível um Ensino Superior de qualidade sem um ensino secundário de qualidade", numa palavra de agradecimento aos representantes das Escolas Secundárias presentes na cerimónia. Amílcar Falcão lembrou ainda que depois do "orgulho em chegar até aqui com excelentes classificações, é importante manter esse patamar. E isso é possível com o apoio de todos", garante.

Também a Vice-Reitor para o Ensino e Atratividade, Cristina Albuquerque, sublinha que a "universidade é uma oportunidade para construir uma história e um sentido". Foi com "esperança renovada num mundo em que, para além das competências técnicas, também teremos boas pessoas e pessoas boas para construir uma universidade verdadeiramente universal" que Cristina Albuquerque deixou a garantia de que há "muita vontade de trabalhar em conjunto". "Obrigada por terem confiado em nós", agradeceu.

Os Prémios UC à Frente distinguem, a cada ano letivo, os/as melhores alunos/as, de entre os estudantes nacionais ou equiparados, com matrícula e inscrição a tempo integral, pela 1.ª vez, em licenciatura ou mestrado integrado, colocados na UC pelo Concurso Nacional de Acesso como 1.º opção e com nota de candidatura igual ou superior a 18 valores. O prémio pecuniário é equivalente à taxa de inscrição e propina máxima de estudante nacional fixada, pelo Conselho Geral, para o 1.º ciclo de estudos.

No total, foram distinguidos 32 estudantes com o prémio UC À Frente e cerca de meia centena com o prémio de Mérito UC à Frente.