Prémios UC à Frente foram entregues: “O futuro são estes jovens”

Os Prémios UC à Frente distinguem os estudantes nacionais que entram numa Licenciatura ou Mestrado Integrado da instituição com nota de candidatura igual ou superior a 18 valores e que a selecionam como primeira opção.

KP
Karine Paniza
RS
Rui Marques Simões
12 maio, 2022≈ 2 mins de leitura

A Universidade de Coimbra realizou esta quarta-feira (dia 11) a cerimónia de entrega dos Prémios UC à Frente, que distinguem os estudantes nacionais que entram numa Licenciatura ou Mestrado Integrado da instituição com nota de candidatura igual ou superior a 18 valores e que a selecionam como primeira opção.

A sessão, onde foram galardoados os vencedores da última edição (2021), contou com as intervenções do Reitor da UC, Amílcar Falcão, e da Vice-Reitora da UC para os Assuntos Académicos e Atratividade de pré-graduados, Cristina Albuquerque – tendo também a presença de representantes das antigas escolas secundárias dos estudantes premiados.

“Temos um legado, temos orgulho nele, mas não vivemos do passado: pensamos no futuro. E o futuro são estes jovens que premiámos hoje aqui, que estão motivados para construir um mundo diferente, comprometido com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do planeta", declarou, no evento, o Reitor Amílcar Falcão.

Na sessão foi também apresentado o projeto INOV_GEN: UC Next Generation, que visa a formação de núcleos de estudantes da Universidade de Coimbra nas suas antigas escolas secundárias, para potenciar a ligação entre as instituições de ensino, promover o desenvolvimento de competências e esclarecer os mais jovens nas escolhas do percurso académico.

“Este é um projeto de que nos orgulhamos e que esperamos que nos venham ajudar a concretizar, para preparar os jovens para ambicionar um futuro diferente. Esperamos que os nossos embaixadores [todos os vencedores dos Prémios UC à Frente] possam implicar-se connosco nesse caminho", afirmou a Vice-Reitora Cristina Albuquerque.

O Prémio UC à Frente distingue, a cada ano letivo, os/as melhores alunos/as, de entre os estudantes nacionais ou equiparados, com matrícula e inscrição a tempo integral, pela 1.ª vez, em licenciatura ou mestrado integrado, colocados na UC pelo Concurso Nacional de Acesso como 1.º opção e com nota de candidatura igual ou superior a 18 valores. O prémio pecuniário é equivalente à taxa de inscrição e propina máxima de estudante nacional fixada, pelo Conselho Geral, para o 1.º ciclo de estudos.

Lista de premiados das edições 2021/2022 dos Prémios UC à Frente

Ricardo José Alves da Silva - Escola Básica e Secundária Eng. Dionísio Augusto Cunha

Mariana Magalhães da Cunha Dias - Colégio da Rainha Stª Isabel

Laura Janina Alves Ferreira - Escola Secundária Dr. Júlio Martins, Chaves