UC à Frente homenageia os melhores que escolheram a Universidade de Coimbra em primeiro lugar

Estiveram presentes no TAGV 39 dos 53 estudante distinguidos nos anos letivos 2019/20 e 2020/21, assim como familiares e representantes de 33 escolas secundárias.

Marta Costa
KP
Karine Paniza
27 novembro, 2021≈ 2 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

Com média de entrada no Ensino Superior acima de 18 valores e com a Universidade de Coimbra (UC) como primeira escolha, os 53 estudantes homenageados com os Prémios UC à Frente são agora também embaixadores UC. "O vosso percurso traduz os valores e a forma de estar que são caros à Universidade e é bom acreditar que isso vos conduz aos vossos objetivos", destacou a Vice-Reitora para os Assuntos Académicos e Atratividade de estudantes pré-graduados, Cristina Albuquerque.

Ao falar também para os representantes das escolas secundárias presentes na cerimónia e para os familiares, a Vice-Reitoria revelou que a UC quer "apostar num trabalho mais próximo e efetivo com as escolas". A responsável realçou o contributo "dos professores para a formação de excelência" e garantiu a necessidade em "diluir barreiras entre os níveis de ensino diferenciados".

"Há desafios na educação, mas estaremos cá para ajudar, no presente e no futuro", garantiu também o Reitor da UC, Amílcar Falcão. Sublinhando que "o futuro é dos jovens", o responsável da UC acredita que deve ser "uma dinâmica coletiva, com cruzamento de saberes e diálogo, confiança e capacidade interventiva" que a Universidade sabe ter, juntamente com as entidades que a rodeiam, como a Associação Académica de Coimbra. De acordo com Amílcar Falcão, "uma formação não começa nem acaba na universidade, mas estaremos no vosso lado para os todos os desafios".

Eis o que pode fazer:

"Se me perguntarem qual o maior conselho que posso dar, assumam-se como são, com as vossas qualidades e com o que vos torna grandes, mas com as vossas limitações e com o que vos pode tornar pequenos. Sejam originais e acima de tudo, nunca deixem que a opinião dos outros determine os vossos sucessos e fracassos. Não sejam conformistas". Diogo Nolasco estudou na Escola Básica e Secundária de Anadia e hoje é estudante de licenciatura em História na Faculdade de Letras. Entrou na UC com média de 19,8 valores no ano letivo 2020/21, e foi um dos contemplados com o Prémio UC à Frente. Com um diagnóstico de Síndrome de Asperger cedo, Diogo contou os vários desafios que foi ultrapassando no caminho até chegar ao "sonho" que é estudar na UC. "Hoje, a diferença foi nomeada embaixadora da UC. A dificuldade caminha de mãos dadas com o estudo e a diferença. São sinónimos do empenho, paixão, luta e sucesso".

Da Escola Secundária Latino Coelho em Lamego, chegou a melhor aluna do ano letivo 2019/20, Elisa Carvalho. Hoje estudante do mestrado integrado em Medicina na Faculdade de Medicina da UC, contou que "a história de amos [com Coimbra] comçou há onze anos". De acordo com Elisa Carvalho, "não há lugar melhor para se ser estudante". "Segui o que escolheu para mim o coração".

Saiba mais sobre os Prémios UC à Frente aqui.