Mulheres da UC na Ciência: Manuela Grazina

Investigadora e docente na Faculdade de Medicina da UC e no Centro de Neurociências e Biologia Celular da UC, Manuela Grazina é a convidada de janeiro da rubrica Mulheres da UC na Ciência.

Marta Costa
Ana Bartolomeu
08 janeiro, 2024≈ 2 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

Sabia, desde cedo, que "queria ser cientista" mas o percurso foi sendo feito, à medida que as oportunidades surgiam. O fascínio por descobrir e "a ideia muito forte de poder contribuir para um maior conhecimento na área da saúde" sempre pautaram o caminho de Manuela Grazina.

Docente e investigadora da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, começou por licenciar-se em Bioquímica. Daí, foi um passo até chegar à Biomedicina, área que "tem a ver com todas as reações químicas, bioquímicas e celulares relacionadas com a saúde e a doença", explica.

Perceber a mecânica por detrás, com um objetivo comum ao longo do tempo: "para que as doenças fossem tratadas de uma forma mais precisa e que houvesse um maior conhecimento, não só para atuação dos clínicos mas também para as pessoas perceberem melhor as suas doenças", conta Manuela Grazina.

Hoje, dirige o Laboratório de BioMedicina Mitocondrial e Teranóstica, onde trabalha diretamente com as mitocôndrias, as "fábricas de energia das células", como as apelida.

Manuela Grazina é doutorada em Ciências Biomédicas (2006), com especialização em Qualidade, Bioquímica, Neurociências, Genética Bioquímica, Genética Humana, Bigenómica e Medicina Laboratorial de Precisão. É professora na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, investigadora no Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC-UC) e diretora do Laboratório de BioMedicina Mitocondrial e Teranóstica, que fundou.

É mentora científica no Centro Cirúrgico de Coimbra, sendo Membro efetivo da Ordem dos Biólogos e acreditada como formadora pelo Conselho Pedagógico de Formação Contínua em Ciências da Saúde. É uma investigadora ativa com diversas publicações e foi premiada como “Melhor docente”. Em Maio de 2023, no âmbito de uma EEA Grant (projeto Mit.OnOff), lançou o livro “As avarias da fábrica de energia”, como ferramenta de literacia em ciência e saúde.

Manuela Grazina é uma comunicadora de ciência dinâmica, promovendo a literacia científica e em saúde e ela acredita firmemente que a instrução e o conhecimento são os melhores indicadores para o desenvolvimento, para a preparação de melhores profissionais e para a melhoria das condições de saúde das populações, sendo defensora da ciência para todos.