Novos alunos da Faculdade de Letras recebidos com o humor de Ricardo Araújo Pereira

Durante a sessão foram entregues diplomas de mérito aos melhores alunos dos mestrados e doutoramentos da Faculdade.

21 setembro, 2017≈ 3 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

O Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra foi pequeno para todos os que quiseram marcar presença na cerimónia de abertura do ano letivo da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) 2017/2018. O convidado especial foi o humorista Ricardo Araújo Pereira, com a conferência “Como fazer as coisas com palavras?”. O alerta foi deixado, logo de início. Não se traziam conselhos para os novos alunos: “não vim indicar o caminho, vim fazer companhia”.

Entre risos, Ricardo Araújo Pereira deixou o pedido, não apenas aos que agora entram no Ensino Superior, para que “prestem atenção às palavras”, porque “o que é mal dito, em princípio, é mal pensado”. O humorista acrescentou ainda que as letras são “uma área do saber que não pode continuar a ser negligenciada. Tratem disso”.

Acolhimento aos novos alunos da FLUC 2017

O diretor da FLUC deixou vários desafios aos novos estudantes da faculdade. José Pedro Paiva quer estimular os alunos “a aproveitar os programas de mobilidade que a UC oferece”. “A experiência será riquíssima para o futuro”. O responsável salientou ainda a importância da participação dos estudantes nas “atividades extra letivas que a faculdade organiza, desde colóquios, conferências ou visitas, feitas a pensar nos estudantes”. “É importante chamar a atenção para a participação nos órgãos de vida da escola”, acrescentou também José Pedro Paiva. O diretor destacou como exemplo o Núcleo de Estudantes da FLUC como um desses órgãos.

Durante a sessão de boas vindas aos novos alunos da FLUC foram entregues diplomas de mérito aos melhores alunos dos vários mestrados e doutoramentos da faculdade.

Texto de: Marta Costa