Novos cursos de ensino a distância para o primeiro semestre 2015/2016

22 maio, 2015≈ 6 mins de leitura

© UC | Rosana Vaz

A Universidade de Coimbra (UC) continua a apostar na oferta formativa de Ensino a Distância. São vários os novos cursos que vão ter início no mês de outubro, com candidaturas abertas até setembro.

Dia 08 de outubro inicia-se o curso de Escrita Académica em Português, que se destina a estudantes em fase de prosseguimento de estudos. O curso pretende ser útil para complementar a formação académica na vertente da comunicação escrita formal. O prazo da candidatura é até dia 20 de Setembro de 2015.

O curso de Microsoft Excel no Suporte à Tomada de Decisão tem candidaturas abertas até 20 de setembro de 2015, com início a 08 de outubro. O curso destina-se a profissionais de todas as áreas de atividade e a alunos que tenham necessidade de trabalhar com dados.

No mesmo mês, a 26, tem início o curso de Introdução à Programação usando JAVA. A candidatura pode ser feita até 04 de outubro e destina-se a licenciados em áreas de Engenharia ou Ciências e a alunos detentores do 12º ano de escolaridade com aprovação na disciplina de Matemática A.

A 27, inicia-se o curso de Sistema de Indústria Responsável: aspectos jurídicos. Destinado a titulares de licenciaturas que tenham interesse em conhecer o Sistema de Indústria Responsável. O prazo de candidatura é até 04 de setembro.

Conheça toda a oferta disponível em www.ed.uc.pt

Mas há mais cursos previstos para o primeiro semestre do ano letivo 2015/2016. O curso de Análise Estatística e Multivariada em R: Aplicações em Sistemas com Vários Componentes tem como objetivo destacar a importância da representação gráfica da informação. O prazo de candidatura vai até dia 27 de setembro, e o curso tem início a 21 de outubro.

Já o curso de Aprendizagem e Ensino de Português Língua Não Materna arranca a 13 de outubro. Este pretende corresponder às necessidades de formação básica de profissionais que atuam na área do ensino de Português como língua não materna, mas é aberto a todos que manifestem interesse. A candidatura pode ser feita até 20 de setembro.

Computadores em Química destina-se a diplomados em Química e áreas afins. É também útil para atuais estudantes de licenciatura e mestrado que pretendam adquirir formação específica na temática do curso. O prazo de candidatura é 20 de setembro e o curso tem início a 13 de outubro.

O curso de Envelhecimento Ativo e Saudável – orientações para melhor gestão na saúde e na doença é destinado à população em geral, com preferência a profissionais na área da saúde. Este curso pretende ser uma nova oferta de formação de cuidadores no domínio da geriatria e da gerontologia. A data de inscrição termina a 20 de setembro e está previsto começar a 27 de outubro.

O curso de Metodologia Quantitativa de Investigação Científica vai ter início a 6 de outubro. Já o curso de Metodologia Qualitativa de Investigação Científica começa a 20 do mesmo mês. Os prazos de candidatura decorrem, respetivamente, até aos dias 20 e 27 de setembro. Os cursos destinam-se a estudantes de graduação ou pós-graduação que tenham por objetivo aprofundar conhecimentos de metodologia de investigação científica, na análise de dados com recurso ao software SPSS, no âmbito do primeiro curso; e na análise de dados qualitativos assistida por computador, no âmbito do segundo curso.

A sexta edição do curso Plantas Aromáticas e Óleos Essenciais arranca a 13 de outubro, com candidaturas até 20 de setembro. O curso é destinado a académicos e todos os profissionais com formação base em ciência da vida que operam com plantas aromáticas e óleos essenciais nos mais diversos domínios.

Finalmente, o curso de Redes de Computadores, que tem início a 28 de outubro e o prazo de candidaturas estende-se até 8 de outubro. Destinado a pessoas com alguns conhecimentos práticos que pretendam um enquadramento teórico, e a pessoas que pretendam rever conhecimentos fundamentais de redes de computadores. O curso, que vai já na quinta edição, pretende ainda promover uma experiência de natureza prática a todos os participantes.

Para mais informações sobre toda a oferta formativa de Ensino a Distância da UC aqui.

Reportagem realizada por Rosana Vaz, estagiária Projeto Imagem, Media e Comunicação.