Ordem dos Economistas e FEUC lançam prémio Prof. Doutor Pedro Nogueira Ramos

O período de candidatura decorre até 15 de setembro de 2023.

FF
FEUC
05 junho, 2023≈ 3 mins de leitura

A Ordem dos Economistas (OE) e a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) tornam pública a abertura de candidaturas à primeira edição do prémio Professor Doutor Pedro Nogueira Ramos 2023.

O Prémio, instituído pela OE e pela FEUC para honrar a memória do trabalho académico de Pedro Nogueira Ramos, destina-se a distinguir, bienalmente, uma tese de doutoramento, na área científica da Economia, com aplicações à economia portuguesa.

Pedro Nogueira Ramos, Professor Catedrático de Economia da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), nasceu na Figueira da Foz em 1957 e faleceu em Coimbra a 6 de julho de 2021. Foi docente da FEUC e membro fundador do CeBER (Centre for Business and Economics Research), licenciou-se em Economia em 1980, fez o doutoramento em 1992 e a agregação em 2006, sempre na FEUC.

Economista muito reconhecido, cultivou um vasto conjunto de especialidades de investigação, com destaque para a macroeconomia internacional, macroeconomia e política regional, análise input-output, cadeias de valor e produção e análise de indicadores económicos, nomeadamente sobre balanças de pagamentos e contas nacionais. A economia do desenvolvimento e os estudos de política regional foram centrais na sua obra e percurso académico.

O Prémio, titulado por um Diploma, compreende um valor pecuniário de 5000€ (cinco mil euros) e contempla a inscrição e oferta de duas quotas anuais de membro da Ordem dos Economistas. São elegíveis as teses de doutoramento que tenham sido aprovadas em provas públicas nos anos civis de 2021 e 2022.

Para mais informações sobre o prémio – cujo período de candidatura decorre de 1 de junho a 15 de setembro de 2023 – consulte-se informação adicional em https://www.uc.pt/feuc/destaques/candidaturas-premio-prof-doutor-pedro-nogueira-ramos/

Partilhe