Orphika 2023: Com os olhos no horizonte

Pardalitos do Mondego atuaram na Estufa do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, no âmbito do ciclo de música Orphika.

AB
Ana Bartolomeu
19 novembro, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

"Com os olhos no horizonte", os Pardalitos do Mondego deram a conhecer alguns temas originais que fazem parte do próximo álbum. Na Estufa do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (UC) foram tocados um total de onze temas. O repertório incluiu oito arranjos originais e, "para descansar o vocalista", foram interpretadas três "guitarradas" bem conhecidas do público.

O concerto foi preparado "tendo em vista o tema da Semana Cultural da UC, o Horizonte", lembra um dos guitarristas do grupo, José Reis. "Aproveitamos o facto de estar também no nosso horizonte a gravação do nosso terceiro disco", revela. Depois de um primeiro disco de originais e um segundo dedicado a "três grandes vultos da música de Coimbra", os Pardalitos do Mondego regressam aos arranjos originais. "O disco está meio gravado", adianta José Reis, o lançamento será "previsivelmente daqui a um ano".

O espetáculo, que decorreu na tarde de sábado, teve casa cheia para ouvir os Pardalitos do Mondego, grupo que participa no ciclo de música Orphika desde a primeira edição. "Foi uma oportunidade para nos darmos a conhecer", conta José Reis. "Sendo nós intérpretes da música de Coimbra teríamos de estar aqui a representar a nossa canção e a nossa cidade".

Consulte a programação completa do ciclo de música Orphika 2023.

Com os olhos no horizonte

• Concerto • Fado

• Estufa Tropical do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra

O horizonte é uma linha. Imaginária ou não, ela une dois pontos que estabelecem um limite: o que os olhos veem. Para cá ou para lá dessa linha está o presente e o futuro, porque este é o que não vemos por ainda lá não termos chegado. O que nos faz lá chegar? Inevitavelmente, o tempo, sem nada fazermos por isso, e o querer, quando fazemos com que aconteça. O terceiro disco com originais do grupo dos Pardalitos do Mondego está quase aí. Estamos a fazer com que aconteça. Está no nosso horizonte! É dele que vamos apresentar alguns temas.

• Pardalitos do Mondego