Orphika 2023: Sons de Outros Tempos — Que Sonoramente Canta

As jornadas Mundos e Fundos integram o programa da 5.ª edição do ciclo de música Orphika. O primeiro concerto, Sons de Outros Tempos — Que Sonoramente Canta, decorre a 9 de novembro, pelas 21h30.

MC
Marta Costa
AB
Ana Bartolomeu
09 novembro, 2023≈ 2 mins de leitura

© DR

Reconhecido nacional e internacionalmente, o Bando de Surunyo regressa à Capela de São Miguel da Universidade de Coimbra (UC), palco escolhido para receber vários concertos inseridos nas Jornadas Mundos e Fundos. A partir das 21h30, vai ser possível ouvir um repertório litúrgico do século XVII "que fazia parte das festas de Natal, dos reis" e de outras celebrações cristãs, explica um dos fundadores do Mundos e Fundos, Paulo Estudante.

Apesar de o latim ser a língua usada nas cerimónias religiosas, este repertório era "cantado em castelhano ou português", conta o também docente da Faculdade de Letras da UC (FLUC). O Bando de Surunyo vai interpretar "cenas da vida de cristo, sobretudo do nascimento", recorrendo a melodias populares.

Inseridas na programação do ciclo de música Orphika, as Jornadas Mundos e Fundos contam com mais atuações na Capela de São Miguel. De acordo com Paulo Estudante, o público vai assistir àquela que é a "matriz" do Mundos e Fundos. "Vamos partilhar resultados das investigações sobre os manuscritos da Biblioteca Geral da UC". Além da música litúrgica, vai haver "muita música instrumental" dos séculos XVI e XVII, campo no qual o projeto tem investido nos últimos tempos.

Consulte a programação completa do ciclo de música Orphika 2023.

Sons de Outros Tempos — Que Sonoramente Canta

• Concerto • Música Erudita

• Capela de São Miguel da Universidade de Coimbra

Durante os séculos XVI e XVII, a Península Ibérica apresenta um riquíssimo quadro cultural com características únicas no panorama europeu. Neste período, pessoas, textos e música circulavam livre e intensamente no espaço peninsular, originando uma das eras mais notáveis da história da cultura europeia, o Século de Ouro Ibérico, onde música, festa, política, teatro e devoção se fundiam de forma ímpar e surpreendente. O programa do Concerto apresenta obras de dois dos mais importantes centros ibéricos de produção musical do século XVII: o Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra e a Catedral de Valladolid. O Bando de Surunyo é um ensemble de música antiga que se dedica ao estudo, resgate, interpretação e divulgação deste nosso riquíssimo património.

• Bando de Surunyo c/ direção Hugo Sanches c/ Jangada dos Sentidos em parceria com o ciclo de concertos “Sons de Outros Tempos” da Artway.