Os cérebros andam aí

13 março, 2015≈ 4 mins de leitura

© UC| Marta Costa

A Semana do Cérebro está a chegar. De 14 a 22 de março, são várias as atividades e gratuitas que vão levar o cérebro às escolas, às ruas e a vários locais de Coimbra. O especial em 2015, é o número. “Há já 20 anos que o Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC) festeja a Semana do Cérebro”, revela a coordenadora do Gabinete de Comunicação e Divulgação do CNC, Cláudia Cavadas. Por isso, esperam-se algumas novidades.

As pessoas podem falar com os cientistas sobre o cérebro

O tema, em 2015, é “Os Cérebros Andam Aí” e, como é habitual, os investigadores do CNC saem à rua mas, para além de irem às escolas, este ano a coordenadora do Gabinete de Comunicação e Divulgação do CNC revela que os cérebros vão andar também pelo Centro Comercial Fórum Coimbra para responder a todas as dúvidas sobre o tema. “As pessoas podem falar com os cientistas sobre o cérebro”, conta Cláudia Cavadas. Entre as iniciativas dinamizadas já a partir do próximo fim-de-semana, destaque para experiências científicas, observações microscópicas, pintura de cérebros de gesso, construção de réplicas de neurónios e “speed-dating” científico.

A 16 de março, pelas 21 horas, a Casa das Artes Bissaya Barreto recebe o Neuroquiz, um jogo de perguntas e respostas de cultura geral associado à temática do cérebro. Os investigadores vão também a várias escolas da região de Coimbra, para conversas informais sobre temas neurocientíficos durante a Semana Internacional do Cérebro. Os professores interessados em inscrever as suas escolas  devem aceder ao site da Ciência Viva.

Para além disso, em 2015, a Semana do Cérebro organizada pelo CNC conta ainda com o apoio de uma Universidade Sénior, uma forma de “alargar não só às pessoas mais jovens mas às pessoas mais velhas, que têm interesse em saber como funciona o cérebro, as doenças relacionadas com o cérebro”.

Num total de 40 investigadores do CNC estão envolvidos nas atividades da Semana do Cérebro, Cláudia Cavadas espera que cheguem a mil pessoas, num esforço para “divulgar o cérebro”.

A Semana Internacional do Cérebro é uma iniciativa mundial destinada a divulgar as neurociências junto de públicos diversos, com o apoio da Sociedade Portuguesa de Neurociências (SPN), da Ciência Viva, da Federação Europeia de Sociedades de Neurociências (FENS) e da DANA Foundation.

Flyer_SemanaCerebro2015